O que você achou do nosso site?



31/07/2017
Seap promove rankeamento a campo bovino no espaço do Agronegócio


Entre as novidades do Campus do Agronegócio, na Expoacre 2017, destaca-se o rankeamento a campo de bois, promovido nesta quarta-feira, 26, pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap), em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Os animais são avaliados por categorias, conforme a idade, raça, características de carcaça e sexo. “Os melhores classificados demonstram automaticamente uma genética superior aos demais, ou seja, animais com qualidade genética, que podem melhorar o rebanho nacional”, salientou o técnico de campo da ABCZ Cândido Galvão.

O Acre é o quarto estado do Brasil a realizar esse processo de seleção bovina. Nas edições anteriores da Expoacre, foi realizado o rankeamento a pista, é o que explica o titular da Seap, José Carlos Reis. “Nós temos muitos pecuaristas que possuem animais de excelente qualidade, que precisam ser avaliados. Quando ele traz para ser avaliado, esse animal é mais valorado no mercado”, ressaltou.

A elaboração da atividade e construção do espaço para acolhimento dos animais contou com apoio dos pecuaristas acreanos, Caixa Econômica Federal e do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Acre (Fundepac).

Antônio Carlos de Souza, jurado da ABCZ, observa: “Os animais que participam do rankeamento são criados a campo, sem muito trato. Dentro de uma avaliação por indivíduo, de notas por critérios, a gente classifica os melhores e mais produtivos. Essa atividade é muito importante para o setor agropecuário”.

Agrolink


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail