O que você achou do nosso site?



04/09/2014
Fiscalização agropecuária precisa de investimentos


O painel Rumos e Desafios da Fiscalização Agropecuária no Brasil, promovido pela Afagro-RS na Expointer trouxe, na noite desta terça-feira, palestrantes de vários estados, que apresentaram um panorama da realidade desta função em todo o país.

O presidente da Afagro, Antonio Augusto Medeiros, afirma que apenas 0,3% do orçamento gaúcho é destinado à defesa agropecuária. “Se considerarmos a importância do agronegócio para o estado, este valor é muito pequeno”, argumenta. O dirigente apresentou os avanços conquistados pela categoria ao longo dos últimos dois anos e destacou o grande papel da mobilização dos servidores nestas vitórias.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 5,4 mil fiscais estaduais agropecuários de nível superior, sendo que cinco estados ainda não possuem a função regulamentada (AC, SC, ES, SP e SE). No Rio Grande do Sul, o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário foi criado em 2012.

A União Nacional dos Fiscais Agropecuários, Unafa, encomendou ao Dieese um estudo sobre o percentual de comprometimento dos estados com o pagamento da folha do Executivo. Conforme a representante da Unafa, Moísa Medeiros Lasmar, apenas um estado, o Piauí, compromete mais de 50% do orçamento. “Isso desfaz o argumento de muitos governadores de que não podem aumentar os salários dos fiscais por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explica. No RS, o percentual é de 43,4%. O documento será enviado aos sindicatos e associações de fiscais estaduais, para colaborar na negociação salarial. "A criação de um piso nacional está em debate na Frente Nacional em Defesa da Fiscalização Agropecuária", explica Moísa.

Os Sindicatos de Alagoas e Mato Grosso também levaram as experiências de mobilização para melhores condições de trabalho e maiores salários para os fiscais agropecuários. O representante do sindicato alagoano Otto Portela afirma que “a defesa agropecuária de uma nação é a apólice de seguro do agronegócio”.  Já a representante do sindicato mato-grossense, Dianyeire Dias de Souza, garante que a comunicação sobre a importância do trabalho do fiscal é fundamental para ganhar o reconhecimento da população.

O evento ocorreu na Casa do Veterinário na Expointer e terminou com a entrega do Prêmio "Reconhecimento à Fiscalização Agropecuária no Rio Grande do Sul", com a entrega de placas em homenagem a profissionais que dedicaram suas carreiras ao trabalho na defesa agropecuária. Os agraciados foram os engenheiros agrônomos Renato Chistimann e Milton de Oliveira e os médicos veterinários Elvio Castilhos e Fernando Muniz da Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa Expointer


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail