O que você achou do nosso site?



02/01/2017
EUA buscam tarifa de retaliação contra UE por causa de carne bovina


A Administração Obama anunciou que o Escritório de Representação Comercial dos Estados Unidos (USTR) está tomando ações contra as práticas comerciais da União Europeia (UE) que discriminam contra as importações de carne bovina americana.

Agindo a pedido da indústria de carne bovina dos Estados Unidos, o USTR agendou uma audiência pública e está buscando comentários públicos sobre o embargo da UE à maioria dos produtos de carne bovina americanos. Se a ação comercial continuar, os Estados Unidos reinstalarão tarifas apoiadas pela indústria sobre uma lista de produtos da UE importadas pelos Estados Unidos. O USTR está buscando comentários sobre os possíveis efeitos da reintegração sobre os consumidores e pequenos e médios negócios dos Estados Unidos.

“A Organização Mundial de Comércio (OMC) determinou que o embargo da UE sobre as importações de carne bovina dos Estados Unidos viola suas obrigações comerciais internacionais”, disse o embaixador, Michael Froman. “A UE falhou em cumprir as garantias sobre essa questão e agora é hora de tomar atitudes. A ação de hoje responsabiliza a UE e é um passo importante para encorajar a Comissão a voltar à mesa para garantir que os pecuaristas americanos tenham acesso ao mercado europeu e que os consumidores europeus tenham melhor acesso à carne bovina de alta qualidade nos Estados Unidos”.

Em 1998, a UE perdeu um caso na OMC pelo embargo à carne americana. Em 2009, os EUA negociaram um acordo para permitir um acesso modesto ao mercado de carne bovina especialmente produzida que atende às normas da UE, mas esse acordo, segundo o USTR, não funcionou como pretendido. Nos últimos anos, a indústria de carne bovina dos EUA foi impedida de obter os benefícios pretendidos pelo acordo devido ao aumento das importações sob a cota livre de tarifas de fornecedores que não são dos Estados Unidos.

A Comissão Europeia argumentou que esta questão deveria ser resolvida através da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (T-TIP). O USTR argumenta, entretanto, que uma vez que a UE declarou em setembro que eles não viam a conclusão do T-TIP em 2016 ser possível, chegou o momento de agir.

Um comitê interagências de especialistas em comércio e economistas participará da audiência e analisará os comentários públicos sobre produtos específicos e Estados Membros da UE que podem estar sujeitos à imposição de tarifas adicionais, com o objetivo de resolver esta disputa.

Fonte: Beef Point


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail