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08/03/2017
Pagamentos diretos de subsídios são essenciais ao setor da carne bovina europeu


O setor europeu de carne bovina deve manter os seus pagamentos diretos quando a Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia (UE) está sendo revisada, de acordo com uma nova pesquisa destacada pelo Parlamento Europeu.

O relatório “O setor bovino da UE: desafios e oportunidades – leite e carne”, publicado em 27 de fevereiro pela comissão parlamentar de agricultura e desenvolvimento rural, disse que estes pagamentos desempenharam um papel importante na renda dos produtores familiares. Os pagamentos diretos eram mais importantes entre fazendas de engorda especializadas do que entre fazendas leiteiras. A pesquisa destacou que os produtores de carne bovina receberam mais dinheiro dos pagamentos diretos da UE do que vendendo carne.

O estudo de 176 páginas acrescentou que, com a expectativa de aumento da produção de leite e carne nos próximos 10 anos, estratégias de marketing eficazes, incluindo programas financiados pela UE, são essenciais para impedir o aumento da oferta, resultando em preços mais baixos dos produtos. Estas estratégias devem incluir a diversificação dos produtos na UE e o crescimento das exportações fora da UE em mercados-chave, incluindo China, Egito e Indonésia.

A importância do comércio marítimo para o setor de carne da UE foi a principal mensagem do relatório de 190 páginas chamado “Impactos dos acordos comerciais da UE no setor agrícola”, lançado pela Comissão Europeia no mesmo dia.

Referindo-se a cinco estudos de caso, entre os quais um relativo às exportações dinamarquesas de carne suína para a Coreia do Sul, o relatório da consultora Copenhagen Economics examinou os efeitos dos acordos comerciais UE-México, UE-Coreia do Sul e UE-Suíça. O comissário da agricultura da UE, Phil Hogan, disse que esses acordos “aumentaram as exportações agroalimentares da UE em mais de 1 bilhão de euros”.

O relatório concluiu ainda que as respostas a novos acordos comerciais adicionais dependiam da atratividade do novo mercado de exportação em relação a outros (neste caso, a China e o Japão). Outros fatores importantes foram a medida em que os consumidores nos novos mercados escolheriam produtos importados em detrimento de produtos locais e preocupações ambientais.

Fonte: BeefPoint


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