O que você achou do nosso site?



04/04/2017
Operação Carne Fraca – Voltando a normalidade


Há exatamente duas semanas foi deflagrada a Operação Carne Fraca, que desencadeou uma crise no setor de proteína animal e derivados. Passados 15 dias desde as primeiras notícias acerca da operação, realizamos uma sondagem com varejistas e entidades representativas das empresas do setor para medir a reação dos consumidores e as expectativas para a volta à normalidade.

MERCADO INTERNO – SONDAGEM COM VAREJISTAS

Na última quinta-feira (30/03) e hoje (31/03), estivemos conversando com uma dezena de diretores e gerentes de compras e operações de redes supermercadistas, com o objetivo de falar sobre os impactos da operação carne fraca. Dentre os varejistas estão operações de supermercados e hipermercados tradicionais e atacarejos, sendo que quatro destes figuram entre os 10 maiores varejos alimentares do país (referência: Ranking ABRAS), dois possuem operação em todas as regiões do país e quatro são grandes redes de operação regional.

Há o consenso de que as vendas de proteína animal e derivados já retornaram à normalidade, se equiparando ao nível de expectativa de vendas para o período, que havia sido projetado antes da Operação Carne Fraca.

Os entrevistados relatam que o impacto nas vendas foi sentido apenas no final de semana em que foi deflagrada a operação, e se restringiu à carne bovina – o fato de as notícias terem se centrado em frigoríficos de carne bovina e também a influência do nome da operação, fizeram com que os consumidores focassem sua restrição de compras à carne bovina. O impacto nas vendas de frangos, embutidos e congelados foi praticamente zero. A queda nas vendas de carne bovina variou entre 5% e 15%, no final de semana em questão, a depender do varejista.

Os executivos também afirmam que houve um aumento significativo nos questionamentos a respeito da origem das carnes e que prepararam suas equipes para fornecer as informações de procedência e das iniciativas das lojas para averiguar a qualidade dos produtos. Também perceberam nas lojas forte aumento de visitas da vigilância sanitária.

A redução nas exportações e a pequena e rápida queda no mercado interno levou a uma queda de 8% no preço da carne bovina, segundo um varejista, o que tem impacto direto na venda de frango. Pois, a troca de carne de frango por carne bovina é automática quando os preços de bovino caem, dada a preferência do consumidor brasileiro por esta carne. Vale monitorar nas próximas semanas.

NOVA PREOCUPAÇÃO. Os varejistas que atuam no estado de São Paulo apontaram que suas preocupações em relação às vendas de proteína animal já são outras. A provável volta do ICMS para a categoria no estado está sendo monitorada com grande receito. Os executivos estimam que a volta do imposto tem significativo impacto nas vendas – em torno de um dígito alto.

MERCADO EXTERNO – CONVERSA COM REPRESENTANTES DO SETOR

Conversamos também com presidentes e diretores das principais organizações representativas das empresas do setor e dos produtores. Os executivos estavam bastante satisfeitos com a forma como as negociações e esclarecimentos evoluíram de forma rápida – inclusive elogiam a atuação do governo – e consideram que foi possível praticamente acabar com a crise em apenas 15 dias.

Todos os principais mercados que haviam realizado algum tipo de bloqueio já retomaram as importações da carne brasileira – Hong Kong, China, Egito, Chile, México, entre outros. Os próximos passos serão os esforços de reabertura dos mercados que ainda não liberaram a entrada da carne brasileira, e um trabalho conjunto de recuperar a imagem da indústria brasileira de proteínas e do controle sanitário do país, através de visitas aos países importadores e organização de visitas às plantas brasileiras. Deve-se monitorar quais serão os próximos passos da União Europeia.

Os impactos nos preços ainda estão sendo medidos. Porém, consideram que o período do ano e as medidas de controle da oferta que foram tomadas irão amenizar uma provável queda nos preços.

Fonte: BeefPoint


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail