O que você achou do nosso site?



09/06/2017
Manejo de vacinação ainda peca no básico


A vacinação é uma das etapas mais importantes para a sanidade do rebanho bovino. Embora o processo pareça simples, é estimado que três em quatro vacinações são aplicadas de forma errada. De acordo com pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO), os erros básicos na aplicação, associados aos de manejos, podem causar prejuízo de até 10 kg do peso vivo do animal.

Um dos grandes vilões é o abscesso, que compromete de 300g a 500g no peso do animal, segundo levantamento da ETCO. Essa perda representa até R$ 5 no preço final, levando em consideração a arroba no patamar de R$ 135.

De acordo com Paulo Collo, gerente nacional de trade demanda da Boehringer Ingelheim, o problema é causado pela não higienização do material de aplicação, procedimento básico, mas que não é cumprido à risca na maioria das fazendas. “É recomendada a troca de agulha a cada dez aplicações e a esterilização da pistola em água fervente após um dia de trabalho”, destacou.

Outra falha muito comum é a aplicação no lugar incorreto. “A pinça para aplicação deve ser feita na tábua do pescoço ou na parte posterior da paleta para que o medicamento consiga se espalhar pelo tecido subcutâneo. Se esse processo for feito de maneira errada, o produto pode entrar em contato com a carne do animal”.

Por fim, Collo cita o último dos grandes erros da vacinação: o armazenamento da vacina. “Assim que o aplicador retirar a vacina do isopor ele deve mensurar a sua temperatura. O produto não pode estar congelado, se não perderá totalmente a sua efetividade”, destaca o executivo, informando que a temperatura ideal é de 2 a 8 graus.

Todos os problemas elencados por Collo são relacionados a manejo. O levantamento do ETCO aponta que o manejo incorreto pode causar prejuízo de mais de 10 kg no peso final do animal, influenciado, principalmente pelo estresse. A pesquisa registra que de 3% a 5% do peso vivo pode ser perdido do pasto ao curral. Dentro do curral, o animal pode perder mais 8%, totalizando 15% do peso.

Fonte: Portal DBO


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail