O que você achou do nosso site?



22/06/2017
Mapa suspende preventivamente exportações para os EUA de 5 frigoríficos


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu preventivamente a certificação sanitária de cinco frigoríficos brasileiros, impedindo que essas plantas exportem carne bovina para os Estados Unidos até que ocorra a “adoção de medidas corretivas”. Desses cinco frigoríficos, três são da Marfrig (Promissão, SP, São Gabriel, RS, e Paranatinga, MT), um da JBS (Campo Grande, MS) e um da Minerva (Palmeiras de Goiás, GO).

Segundo o Mapa, a ação foi tomada após o ministério receber documento do Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos (FSIS), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), alegando que foram encontradas “não conformidades” na reinspeção dos produtos das plantas em questão.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec),  o motivo da suspensão foi a detecção de reações à vacina contra a febre aftosa, que em alguns casos pode provocar abscessos internos e, portanto, não visíveis. A “autossuspensão” é, de acordo com o Mapa, acionada como estratégia para facilitar e acelerar o retorno das exportações após esclarecimentos.

“O Mapa trabalha para prestar todos os esclarecimentos e correções no sentido de normalizar a situação. Trabalhamos ainda para que não haja recusa das mercadorias já embarcadas, até porque não há risco algum à saúde pública”, afirmou o órgão em nota.

Posicionamento das empresas - Em comunicado, a Marfrig disse que conta com rigoroso processo de qualidade e que está tomando as medidas necessárias para cumprir as exigências do mercado norte-americano, “atendendo a todas as etapas existentes estabelecidas pelo Ministério da Agricultura de forma técnica e imediata, visando o retorno dessas plantas para exportação para este mercado”.

A Minerva informou que a produção de carne para os Estados Unidos segue em ritmo normal e que o volume produzido pela planta temporariamente suspensa foi realocado para outras unidades. A empresa ainda disse que intensificou os controles para retomar a operação da unidade para os EUA o mais rápido possível.

Já a JBS explicou que a suspensão ocorreu em função da necessidade de verificações de aspectos técnicos e que encaminhou os esclarecimentos solicitados via Abiec. A marca ainda ressalta que “não foram encontrados problemas relativos às instalações da planta ou de qualidade do produto”.

Fonte: Portal DBO


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail