O que você achou do nosso site?



07/07/2017
Nelore criado a campo será premiado


Bovinos da raça Nelore com idade entre oito e 30 meses serão avaliados no julgamento de campo que será realizado durante a 53ª Exposição Agropecuária (Expoagro) de Cuiabá. O concurso consiste em uma premiação para os animais com melhor avaliação visual feita por um jurado credenciado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e que tenham sido criados a pasto. A avaliação será promovida entre os dias 10 e 14 de julho.

Os campeonatos serão divididos em várias categorias em função da idade: com idade entre 7 e 11 meses, os machos participarão do Campeonato Bezerro e as fêmeas do Campeonato Bezerra. Animais com idade entre 12 e 16 meses participarão do Campeonato Soberano. Entre 16 e 24 meses participarão do Campeonato Garrote, no caso dos machos e Campeonato Novilha, para as fêmeas.

Animais com idade entre 24 e 30 meses serão avaliados nas categorias Touro Jovem e Fêmea Jovem, enquanto que os animais com idade entre 30 e 36 meses serão avaliados nas categorias Touro Sênior e Fêmea Adulta.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Mário Roberto Candia de Figueiredo, o julgamento a campo é uma forma de reconhecer a qualidade dos bovinos mato-grossenses, o que revela o empenho e habilidade dos criadores empregada na pecuária mato-grossense.

O diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco de Sales Manzi, explica que o julgamento a campo consiste em uma avaliação visual, usada para constatar a qualidade dos bovinos criados a campo. O julgamento é uma mostra para que os criadores possam comparar o seu trabalho com o dos seus pares e também mostrar para a sociedade o potencial da raça.

REGRAS – Os animais a serem inscritos no concurso, devem ter entre sete meses e zero dia até 36 meses e zero dia levando em consideração a data base da exposição, que será no dia 10 de julho.

Por serem animais de campo, a orientação é que os criadores tragam os que foram arraçoados em piquetes com cochos com alimentação a base de volumosos e concentrados, e bebedouros artificiais.

Os organizadores recomendam ainda que quanto mais mansos os animais, melhor será para a avaliação, já que serão avaliados os padrões raciais, características econômicas da carcaça, as características reprodutivas e os aprumos, que é análise morfológica dos animais.

Fonte: Agrolink


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail