O que você achou do nosso site?



12/07/2017
Carne do BR passa por momento delicado, diz Maggi


O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que o Brasil passa por um "momento delicado" com as denúncias da Operação Carne Fraca e a suspensão da compra de carne bovina in natura pelos Estados Unidos. "Estamos sendo muito questionados em nossos sistemas e estamos arrumando tudo para dar a garantia efetiva de que nossos produtos têm qualidade e que asseguramos essa qualidade" afirmou.

Técnicos do Brasil e dos EUA se reunirão na quinta-feira, 13, para discutir as alterações que foram feitas pelos brasileiros nos procedimentos e as garantias que serão dadas para a exportação. Maggi também pediu uma reunião com o secretário de Agricultura dos EUA no dia 17, mas ainda não teve confirmação. O ministro admitiu que há um problema com a vacinação brasileira, citando como possibilidades a qualidade da vacina, o transporte ou a aplicação. "Vamos investigar, não podemos ir contra aquilo que é evidência clara, que temos problema com vacinação", afirmou.

Mais cedo, em evento de lançamento do Plano Safra 2017/2018 do Banco do Brasil, Maggi falou que mercado se conquista com "cotovelada e botinada". Ele negou que tenha sido uma indireta para os norte-americanos. "Não é para eles não. O mercado mundial está abastecido, o mundo inteiro produz alimentos e quer vender. É como um ônibus cheio, você quer subir, tem que tirar alguém. Se eu não me movimentar eles vão nos tirar do ônibus e eu não quero sair", completou.

Funrural - Maggi disse ser favorável à renegociação das dívidas dos produtores rurais com o Funrural, pauta que está em discussão por parlamentares e a equipe econômica. "Os produtores têm um problema muito grande na mão agora. Se não der um prazo para que haja um pagamento a longo prazo nós quebraremos muitos agricultores e isso é muito ruim para um país".

Financiamento - Durante o evento do BB, Maggi não deixou de reforçar a importância do planejamento e do crédito para o sucesso na safra de grãos. "Se não houver financiamento da safra na hora certa, não adianta São Pedro", disse Maggi, em referência às condições climáticas. "São Pedro nos ajudou na safra também", acrescentou.

Segundo o ministro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) costuma ser um pouco conservadora em suas previsões, mas projetou nesta terça safra de grãos de 237 milhões de toneladas. "O IBGE fala em 240 milhões de toneladas. Acho que chegaremos a isso", disse Maggi.

O ministro afirmou ainda que está trabalhando para reduzir a burocracia na pasta da Agricultura. O objetivo, segundo ele, é melhorar a eficiência e atender ao produtor. "Tenho dito a servidores que eles são mais importantes na medida em que ajudarem o produtor", afirmou Maggi.

Cooperativas - Em seu discurso, o ministro disse ainda que é preciso resolver um "pequeno problema com cooperativas", que, segundo ele, é o único empecilho para liberação dos recursos para a safra. Maggi acrescentou que uma decisão do Banco Central determina que as cooperativas informem os nomes de todos os possíveis tomadores de empréstimos, e que isso é muito difícil.

Fonte: Portal DBO


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail