O que você achou do nosso site?



23/08/2017
A base da sustentabilidade: as vantagens da sustentabilidade da carne bovina


Alan Savory, que desenvolveu o conceito de Holistic Planned Grazing – Pastoreio Planejado Holístico -, disse: “Sem agricultura não é possível ter uma cidade, um mercado de ações, banco, universidade, igreja ou exército. A agricultura é o fundamento da civilização e a base para uma economia estável.”

A agricultura desempenha um papel fundamental no apoio à sociedade, mas o aumento da demanda criará desafios. Nos próximos 40 anos, precisaremos produzir mais alimentos do que produzimos nos últimos 4.000 anos. Dito de outra forma, até o ano de 2050, a agricultura terá que produzir o dobro do alimento anual do que atualmente produzimos hoje.

Para produzir o aumento necessário nos alimentos, utilizando as práticas atuais de produção, será necessário 24% mais de terras, o que é um desafio particularmente assustador, considerando que um terço da massa terrestre da Terra já é usada para a produção de alimentos.

Isso colocará uma tremenda pressão sobre os recursos, como a disponibilidade de água e a utilização da terra, e pode levar a uma maior dependência de insumos caros, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.

E este aumento na produção de alimentos necessária terá que acontecer em padrões climáticos cada vez mais instáveis, resultando em maiores eventos climáticos extremos, como a seca, inundações, tempestades de neve e outros eventos climáticos, tornando-se um fator de risco ainda maior para a agricultura.

Diante desses desafios, os consumidores estão começando a fazer perguntas. Por exemplo, mais pessoas querem saber de onde sua comida vem e como é produzida. No coração dessas mudanças, as demandas dos consumidores são um desejo de se sentir bem com os alimentos que comem e alimentam suas famílias.

Os consumidores estão sendo bombardeados com mensagens da mídia sobre o que eles devem e não devem comer, e os riscos percebidos com a agricultura moderna tornando o consumidor médio muito mais consciente e armado com maiores expectativas.

Diante da pressão para alimentar uma população mundial crescente, a necessidade de utilizar os recursos com mais sabedoria e o aumento das expectativas dos consumidores, várias iniciativas foram desenvolvidas.

Estes incluem a Mesa Redonda dos EUA para a Carne Bovina Sustentável (USRSB), a Mesa Redonda Canadense para Carne Bovina Sustentável, a Mesa Redonda Global para Carne Bovina Sustentável (GRSB), a Mesa Redonda para Pastagens Sustentáveis e as coalizões estatais e nacionais de pastagens, para citar alguns.

Muitas dessas iniciativas têm trabalhado para criar clareza sobre como é a produção de carne bovina sustentável, que passou a significar carne bovina produzida de forma socialmente responsável, ambientalmente sólida e economicamente viável. O que se resume a produzir mais com menos. Menos insumos, menos custo e mais consideração para as expectativas crescentes dos consumidores.

No entanto, a maior parte da discussão sobre a sustentabilidade é a vantagem da sustentabilidade da carne bovina. A produção de carne depende do pasto para produzir um produto com densidade nutricional e, portanto, pode ser sustentável de maneiras que outras fontes de alimentos não podem.

A pastagem não é apenas geralmente a fonte mais barata de alimentação – um componente chave de ser economicamente viável e um elemento importante da sustentabilidade -, mas também, quando gerenciada corretamente é um recurso renovável que contribui para o aumento da matéria orgânica do solo e contribui para o sequestro de carbono, uma área de foco importante para a comunidade ambiental.

Se a comunidade ambiental fala sério sobre o sequestro de carbono como uma solução para a mudança climática, deve considerar a pastagem como uma das ferramentas disponíveis.

Aqui está o motivo: o manejo de pastagem adaptativa ou holística contribui para comunidades de plantas saudáveis como resultado do aumento do vigor da planta e, o mais importante, populações mais vibrantes de microrganismos no solo, o que contribui para o aumento da matéria orgânica do solo (MOS). A MOS melhorada aumenta a infiltração de água e a capacidade de retenção do solo e torna os nutrientes muito mais disponíveis para as plantas.

Por exemplo, um aumento de 1% no carbono do solo (MOS) equivale a aumentar a capacidade de retenção de água no solo em até 568.500 litros por hectare. Para comparação, é água suficiente para cultivar várias toneladas de feno em muitos lugares.

Colocar água no chão em vez de fugir da terra tem benefícios adicionais para a sociedade, mantendo os nutrientes fora das vias navegáveis e contribuindo para água limpa, armazenamento de água, redução da perda de solo, biologia saudável do solo, maior produção de alimentos e melhor habitat da vida selvagem, para citar alguns.

Isso significa fazendas saudáveis. E fazendas saudáveis contribuem para a vitalidade econômica das comunidades rurais e um suprimento abundante e saudável de alimentos.

À medida que a agricultura busca formas de alimentar uma população crescente de forma sustentável, haverá uma necessidade de uma variedade de soluções. No entanto, poucas soluções terão uma contribuição positiva tão grande como melhorar o manejo de pastagens.

Já houve algumas ideias loucas propostas, como a Segunda sem Carne, e um imposto sobre o carbono nas vacas, à medida em que a sociedade procura formas de aumentar a sustentabilidade e alimentar uma população em crescimento.

Entretanto, uma das maneiras mais significativas de contribuir para a sustentabilidade geral é melhorar a saúde do solo, o que aumenta o sequestro de carbono e a fertilidade.

E a melhora do manejo do pasto é uma das formas mais efetivas de melhorar a saúde do solo. Devido ao efeito alavancado do pastejo adaptativo, focar nas bases da sustentabilidade tem o potencial de fazer mais pela sustentabilidade do que quase qualquer outra solução.

Fonte: Beefpoint


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail