O que você achou do nosso site?



01/09/2017
Mapa suspende exportações de 4 plantas


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nesta quarta-feira que três frigoríficos - Minerva S.A., LKJ, Boi Brasil - e uma fábrica de gelatina - a Gelnex Indústria e Comércio Ltda. - serão interditados e vão passar por auditoria para garantir a qualidade de seus produtos. Todam as unidades ficam em Tocantins e foram alvo da Operação Vegas da Polícia Federal, 2ª fase da Operação Lucas, que investiga crimes de corrupção envolvendo servidores do ministério, frigoríficos e laticínios localizados nos municípios de Araguaína, Nova Olinda e Gurupi. O Mapa ainda determinou a suspensão das exportações dessas plantas.

Em relação aos servidores envolvidos na investigação, o ministério afirmou que eles serão afastados e "investigados por meio de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) junto à Corregedoria do Ministério". Os fiscais conveniados de governo estadual ou municipal serão substituídos.

"Desde março, o ministério ampliou o controle sanitário em todo o país realizando um processo rigoroso de inspeção nas mais de 600 plantas autorizadas a realizar abates. Além disso, o Mapa está ampliando seu quadro de profissionais da área com novas contratações", diz a nota da pasta. "Por fim, o Mapa está implementado programa de compliance e estimulando as empresas do setor a implementarem os seus próprios programas de controle".

Operação Vegas - A operação conta com a participação de 115 policiais, que cumprem 51 mandados judiciais em Tocantins (nos municípios de Araguaína, Nova Olinda e Gurupi), no Maranhão e em Minas Gerais.

Esta etapa da Operação Lucas teve início após o recebimento de denúncias de que frigoríficos e empresas de laticínios foram favorecidas em processos administrativos, de forma a atrasar tramitações ou a anular multas.

Entre os 51 mandados judiciais que estão sendo cumpridos, há uma prisão preventiva e dez prisões temporárias. Há ainda 12 mandados de condução coercitiva e 28 mandados de busca e apreensão. Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa.

Fonte: Portal DBO


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail