O que você achou do nosso site?



07/12/2017
Braford confirma excelente desempenho no Centro de Performance da CRV Lagoa


Com o touro primeiro colocado atingindo a espetacular marca de 2,029 kg de ganho médio diário (GMD) e média geral de 1,611 kg, a raça Braford encerrou a participação na edição 2017 do teste de desempenho realizado pelo Centro de Performance CRV Lagoa confirmando os bons resultados que a raça vem apresentando em todo o Brasil, confirmando que o Braford não tem mais fronteiras.

Realizado na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, o Teste que avalia o desempenho dos animais em regime de confinamento, com dieta balanceada a fim de simular o desempenho do animal em regime de pastagem, reuniu 35 exemplares nascidos na primavera de 2016, e os resultados, mais uma vez, referendaram o trabalho de melhoramento genético conduzido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), através do PampaPlus (o programa de melhoramento genético oficial da entidade) e da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores (PAC HB), realizada pela há 23 anos pela entidade, hoje em conjunto com o PoloGen, da Embrapa Pecuária Sul.

O campeão desta edição – o exemplar Rio Negro 6002, de Gustavo e Gilberto Camponagara – é filho do campeão da PAC 2013/2014 Rio Negro 2055. O reprodutor encerrou a prova alcançando 540 Kg e GMD de 2,029 Kg/dia, e ainda apresentou 103,96 cm² de área de olho de lombo.

O segundo lugar ficou com o Touro 6045, também de propriedade da Estância Rio Negro, que totalizou 421 kg e 1,495 Kg/dia de GMD, apresentando, também, 10,15 mm de espessura de gordura subcutânea. O exemplar é filho do Reprodutor Big Brother.

Já o terceiro lugar ficou com o Touro 6040, também da Estância Rio Negro, que encerrou a prova com 438 Kg e 1,705 Kg/dia de GMD. Ele é filho da vaca Tatuagem 8071 que foi Top 5% do PampaPlus em 2016 e de pai australiano.

Participaram da prova 35 reprodutores registrados, oriundos de 9 criatórios: São Fernando (Uruguaiana – RS), Agropecuária Sereno (São Sepé – RS), São Bento do Verde (São Sepé – RS), Rancho Centauros (São Francisco de Paula – RS), Três Marias (Lavras do Sul – RS), Rio Negro (Bagé – RS) e Nossa Senhora Auxiliadora (Bagé – RS), Santa Fé (Palmeira – PR) e Fazenda Nova (Araçatuba – SP).

“Esperava andar bem, mas nem no meu melhor sonho poderia imaginar este resultado”, admitiu o criador. Ele afirma ter selecionado o que tinha de melhor em seu plantel, com exemplares oriundos de três genéticas diferenciadas. “Os três exemplares campeões têm pais diferentes. O primeiro lugar é filho do campeão da PAC Rio Negro 2055, já o terceiro é filho da vaca líder do PampaPlus”, informou.

A Estância, que ainda teve um reprodutor na sexta colocação, vem fazendo um trabalho sólido para consolidar a genética da raça Braford, que cresce expressivamente, fortalecendo o mercado de cruzamento industrial no Brasil. Recentemente também teve um exemplar sendo arrematado por R$ 48 mil na temporada de primavera. Trata-se do touro Braford TE 4094, adquirido pela empresa ABS Pecplan.

“Gosto muito destas provas de avaliação de desempenho. A pista só mostra o fenótipo dos animais, já no campo conseguimos mostrar os nossos diferenciais com foco no ganho de peso e na rentabilidade que a pecuária pode nos trazer”.

Genética testada e aprovada

Conforme o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja, o resultado alcançado pela raça foi muito satisfatório. “A genética campeã confirma não só a seleção, mas a avaliação eficaz que realizamos anualmente na nossa prova”. Embora com aspectos diferentes da PAC, onde os animais são pré-selecionados através de avaliação à desmama realizada por programas homologados pela ABHB, e submetidos a condições de desempenho a campo, onde o fator ambiental é reintroduzido de forma a buscar os animais mais adaptados, a prova do CP tem por objetivo, assim como na PAC, mostrar as qualidades do Braford dos criatórios participantes, avaliando além de peso e ganho médio diário, características como perímetro escrotal, qualidade de carcaça, avaliação por ultrassonografia (AOL – Área de Olho de Lombo, EGS – Espessura de Gordura Subcutânea e MARM – Marmoreio), avaliação por escores visuais (conformação, precocidade, musculosidade, umbigo e temperamento) e submetidos, ainda, ao crivo técnico da ABHB, a fim de ranquear os reprodutores através de um índice que premia o animal mais balanceado para as características de interesse econômico para a pecuária de corte.

Indagada sobre o peso da genealogia dos animais campeões, em especial do reprodutor que atingiu o terceiro lugar, a coordenadora de melhoramento genético da ABHB, Drª Thais Pires Lopa, foi enfática ao afirmar que as técnicas reprodutivas vêm possibilitando uma contribuição cada vez maior das fêmeas no ganho genético dos rebanhos. “São elas que ficam na propriedade e para isso precisam provar que são férteis e desmamar boas crias. Por isso, desde 2014, com a intenção de auxiliar na escolha destas matrizes melhoradoras, apresentamos a relação de vacas Hereford e Braford com no mínimo 5 filhos avaliados a desmama e que estejam classificadas entre as 5% melhores (top 5%) dos rebanhos do PampaPlus”.

Fonte: Portal do Agronegócio


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail