O que você achou do nosso site?



23/03/2018
Ferramenta ajudará pecuarista na gestão de risco


Calcular os custos de cada etapa do sistema produtivo é um das tarefas mais árduas dos pecuaristas. No caso dos produtores que trabalham com engorda, é essencial ter na ponta do lápis quanto ele irá gastar desde a compra do bezerro até o preço da venda do boi gordo, incluindo também a rentabilidade do frigorífico.

Para fazer a simulação das diferentes variáveis de engorda, uma empresa de tecnologia desenvolveu o BeefStats, uma plataforma para smartphones que será integrada a um portal e que auxiliará o produtor na gestão de risco da atividade calculando uma série de indicadores produtivos e financeiros.

“A ferramenta possibilitará que o produtor tenha o controle de sua propriedade na mão e fuja de operações que não dão retorno”, destacou Rodrigo Albuquerque, analista de mercado da NF2R e um dos sócios da Rancho Soluções em Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento do BeefStats.

Para utilizar a ferramenta, é necessário que o pecuarista insira os números de todo o seu sistema produtivo nos últimos anos. Feito isso, o sistema irá informar se ele está gastanto e produzindo mais ou menos do que nos anos anteriores em cada etapa do processo produtivo, estimando também os prováveis resultados finais.

“O sistema gera esses dados automaticamente para que ele saiba como está o seu desempenho atual em relação ao de safras anteriores. Também permite que ele saiba quais são os gargalos da sua fazenda e que otimize cada etapa do processo", explicou Albuquerque.

Além do cálculo de indicadores, a ferramenta terá outras funcionalidades. Uma delas é o Roboi, que acompanhará diariamente a cotação da arroba no mercado futuro e notificará o produtor no momento em que existir alguma oferta no preço desejado.

“Será uma dor de cabeça a menos para o pecuarista, que muitas vezes perde grandes oportunidades por estar ocupado com outra coisa”, concluiu Albuquerque.

O BeefStats estará disponível em duas versões: pasto e confinamento. A expectativa é que a plataforma chegue ao mercado entre abril e maio.

Fonte: Portal DBO


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail