O que você achou do nosso site?



28/11/2018
Em Campo Grande Embrapa abre vagas para curso de ILP e ILPF


Estão abertas as inscrições para o curso de Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que começa nesta quarta-feira dia 28, na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS. Serão três dias de curso e as inscrições de preferencia devem ser feitas pelo site da Embrapa no endereço:  https://cloud.cnpgc.embrapa.br/ilpf2018/inscricao/ Serão aceitas inscrições no dia do curso.

O curso é voltado para profissionais das ciências agrárias de empresas públicas e privadas de assistência técnica e extensão rural, estudantes de pós-graduação e de graduação (somente formandos) das ciências agrárias. O valor da inscrição é de 150 reais para profissionais e 100 reais para estudantes.

Neste sétimo curso que a Embrapa realiza serão apresentados projetos e resultados sobre esses dois sistemas integrados, técnicas de manejo e gestão, vantagens, conceito e apresentação da experiência de dois produtores de Mato Grosso do Sul, sendo um com ILP e o outro com ILPF. Serão dois dias de palestras e um dia de campo onde os participantes irão conhecer os dois sistemas, ocasião em que poderão questionar e tirar dúvidas com os pesquisadores.

A finalidade do curso é repassar informações básicas dos dois sistemas de integração, falar sobre a escolha de capins, grãos e árvores e de estratégias de avaliação. O curso será ministrado por experientes pesquisadores da Embrapa da área de pastagens e economia, além de trazer a experiência de produtores.

Sistemas Integrados promovem melhorias na capacidade produtiva

Hoje o Brasil possui 12 milhões de hectares de integração, informa o pesquisador Rodiney Mauro, coordenador do curso que acrescenta: “O atingimento dessa área foi compromisso assumido pelo Brasil em que a Embrapa colaborou muito, e o objetivo é ampliar mais ainda, por isso realizamos esse curso”. 

Intensificar o uso da terra unindo a produção de grãos, carne e madeira já faz parte das transformações que a produção agropecuária vem exigindo do setor produtivo. Para o pesquisador Rodiney, aumentar a produtividade, qualidade dos produtos, rentabilidade sem comprometer o ambiente é o agora e o futuro, sem volta. “Um dos caminhos é a integração que incorpora atividades de produção agrícola, pecuária e florestal”.
 
São várias as vantagens que o sistema oferece como, por exemplo, a da recuperação de áreas degradadas, com a implantação de pastagens, bem como do solo por meio do plantio de grãos como milho, feijão e árvores. Neste processo ocorre também a recuperação de nascentes ajudando a conservar a água nas propriedades.

Segundo Rodiney, quem adota a ILP ou ILPF também pode obter benefícios econômicos como o aumento da produtividade anual da pecuária de corte, leite e de produtos extraídos dos componentes florestais; aumento de renda devido à diversidade das atividades e até a redução de riscos de mercado, de custos a médio e longo prazos e consequentemente a melhoria de vida do produtor. “Além desses benefícios há também os sociais que podemos considerar como a geração de empregos diretos e indiretos, a contribuição na renda do país e melhoria na distribuição de renda”, acrescenta.

O curso terá início às 8 horas e será realizado na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS, no endereço: Avenida Rádio Maia, 830 – Vila Popular, no auditório Nelore. Para saber detalhes da programação acesse:
 https://cloud.cnpgc.embrapa.br/ilpf2018/programacao/
Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3368-2141, com Marilene Veiga.

Fonte: Agrolink


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail