O que você achou do nosso site?



07/02/2019
Tecnologias voltadas para pecuária ganham destaque em ShowRural


Este ano, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) chega ao Show Rural, em Cascavel (PR), dentro do Salão Tecnológico da Pecuária, ao lado de associação de raças e empresas do ramo. Os técnicos da Empresa apresentarão as tecnologias mais recentes voltadas para a pecuária de precisão, como os aplicativos para dispositivos móveis e a balança de passagem. O espaço dedicado, exclusivamente, à pecuária é inédito no evento e inclui a comercialização de animais. A 31ª edição do Show Rural Coopavel acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro, em uma área de 720 mil2.
 
Lançada em 2017 após dez anos de estudos, a Balpassé um equipamento que permite ao produtor o acompanhamento remoto e constante do rebanho. “Ele não precisa trazer, necessariamente, o animal para pesar no mangueiro. A balança é instalada no campo, em ponto estratégico da propriedade, como bebedouros, cochos ou praça de alimentação”, explica um de seus idealizadores, o pesquisador Pedro Paulo Pires.
 
Outro destaque é a pesagem individualizada, rápida e sem estresse aos animais e sem uso, também, de mão-de-obra constante, o que reduz tempo e gastos. Especialista da Embrapa em pecuária de precisão, Pedro Paulo ressalta ainda a coleta de dados e o envio dos mesmos para análise no escritório da fazenda. A transmissão é por antena, via RFID (identificação por radiofrequência), e o acesso do usuário ao banco de dados, por meio de dispositivos móveis ou desktops, é por internet.
 
Desde o lançamento, o equipamento evoluiu e o novo software apresenta profundas alterações, com itens de inteligência artificial, levando a tecnologia a outro patamar. “Ela não é mais uma balança, mas uma plataforma de pecuária de precisão, tanto sob o ponto de vista de aplicação quanto de infraestrutura”, comenta Paulo Dancieri Filho, CEO da Coimma, empresa parceira da Embrapa no desenvolvimento e aprimoramento da balança. 
 
Aplicativos - O visitante ao conhecer a Balpass durante o ShowRural Pecuário, assim chamado pelos organizadores, terá acesso também aos aplicativos para dispositivos móveis desenvolvido pela Embrapa e parcerios, gratuitamente, como CustoBov, Pasto Certo, Gerenpec, ControlPec e Suplementa Certo.
 
Custobov: facilita a administração das fazendas de gado de corte, de modo a contribuir para a elevação da rentabilidade da atividade. Sua principal funcionalidade é controlar os custos de produção da bovinocultura e as margens que refletem seu desempenho econômico.
 
Pasto Certo: plataforma eletrônica de software composta por uma ferramenta Web e outra Mobile (aplicativo) que permite o acesso, de forma rápida e integrada, às características das principais cultivares de forrageiras tropicais lançadas pela Embrapa e outras de domínio público.
 
Gerenpec e Controlpec: voltados exclusivamente para gestão rural, o Gerenpec permite projeções e simulações de aspectos físicos e econômico-financeiros da propriedade; e o Controlpec é um sistema para controle financeiro simplificado. 
 
Suplementa Certo: avalia as alternativas de suplementação durante o período de seca usando o modelo BCSS (Benefício/ Custo Suplementação na Seca). Os tipos de suplementação comparados são o sal mineral com ureia, a mistura múltipla (proteinado) e a ração de semiconfinamento.
 
Pastagens - As forrageiras tropicais por sua vez, lançadas em parceria com a Unipasto, serão encontradas na vitrine tecnológica preparada ao lado do curral antiestresse com a Balpass. Os panicuns maximum Zuri, Quênia e Tamani, e as braquiárias Piatã, Paiaguás e Ipyporã estarão à mostra dos visitantes e técnicos à disposição para sanar dúvidas. 
 
Ainda no Salão Tecnológico da Pecuária, o pesquisador e especialista em recuperação e manejo de pastagens, Armindo Kichel, falará sobre a “Tecnologias para aumentar a produção e o retorno econômico da pecuária de corte”.
 
A pecuária moderna exige do produtor ajustes na idade de abate, nas raças escolhidas, na lotação, no manejo de pastagens com adubação, no pastejo rotacionado e na suplementação com energéticos e ração, além da diversificação.

Fonte: EMBRAPA

 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 20/02/2019 - Cotação Diária do Boi Gordo em 19/02/19
 20/02/2019 - Apesar dos detratores, a demanda por carne bovina cresceu em ritmo acelerado
 20/02/2019 - Boi: Volume de animais abatidos no BR se eleva em 2018
 20/02/2019 - Boi gordo tem queda no preço
 20/02/2019 - Previsão do Tempo para esta Quinta-feira (21/02/2019)

 
 

Nome
E-mail