O que você achou do nosso site?



11/02/2019
Fux volta a suspender ações sobre MP do frete e mantém multa a quem não cumprir tabela


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a suspender nesta quinta-feira (7) todos os processos na Justiça que tratam da medida provisória (MP) que instituiu a tabela de fretesrodoviários.

Fux decidiu, ainda, manter a multa aplicada a quem não cumprir os preços previstos na tabela.

Editada em 2017 pelo então presidente Michel Temer, a MP atendeu a uma reivindicação dos caminhoneiros. Em abril do ano passado, a categoria ficou em greve por 11 dias para protestar contra o aumento no preço do óleo diesel.

Na ocasião, postos de combustíveis ficaram sem gasolina; aeroportos ficaram sem querosene; supermercados ficaram sem produtos nas prateleiras; as exportações caíram; e os Correios tiveram prejuízo estimado em mais de R$ 150 milhões.

Discussão no STF

Em junho do ano passado, Fux suspendeu todos os processos no país que envolviam a tabela de fretes até o plenário do Supremo julgar o mérito da questão. A Confederação da Agricultura e Pecuária, por exemplo, entrou com ação na Corte afirmando que a medida prejudicava a livre concorrência.

Após a suspensão da medida, a Advocacia-Geral da União pediu esclarecimentos ao Supremo argumentando que juízes de instâncias inferiores começaram a conceder liminares em favor de empresas e entidades para suspender a tabela do frete.

Uma das decisões foi favorável à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que conseguiu uma liminar a empresas ligadas à entidade.

Na decisão desta quinta-feira, Fux afirma que as razões da decisão anterior "permanecem hígidas". Segundo o ministro, é preciso "resguardar a segurança jurídica até que a controvérsia sobre a subsistência da mencionada lei seja solucionada por este Pretório Excelso".


Fonte: G1


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail