O que você achou do nosso site?



04/03/2019
Uruguai habilita 16 plantas frigoríficas a exportar carne para o Japão


Além das quatro plantas frigoríficas da Marfrig no Uruguai, mais 12 unidades de abate no país sul-americano foram habilitadas, na quinta-feira, 7, a exportar carne bovina in natura para o Japão. A informação é do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, em nota.

O ministro, Enzo Benech, comemorou o fato de que seu país, que vacina o rebanho contra aftosa, ter sido o primeiro sob o status “livre de aftosa com vacinação” a ser aceito pelo Japão como fornecedor.

Reconhecido como um exigente mercado, os japoneses tinham por tradição não aceitar carne bovina ou suína proveniente de países que ainda vacinavam seus plantéis contra febre aftosa. Em dezembro do ano passado, porém, Japão e Uruguai acertaram a importação recíproca de carne bovina como forma de estimular o comércio bilateral, após visita ao país latino-americano do primeiro ministro japonês, Shinzo Abe. O status de país livre de aftosa, com ou sem vacinação, é conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Já desde a quinta-feira as 16 plantas no Uruguai estão aptas a exportar produtos cárneos bovinos para o Japão, após 19 anos de interrupção. Em 2000, o Uruguai, que não vacinava o rebanho contra aftosa (tinha status livre de aftosa, sem vacinação), detectou um surto da doença no rebanho. Com isso, o Japão suspendeu as compras do país sul-americano.

Por enquanto, o ministro uruguaio disse não poder quantificar o potencial econômico das exportações da proteína animal para o Japão. “Os embarques, que já podem ser feitos, ainda vão começar. A partir daí teremos como calcular valores”, disse.

No Brasil, nesta sexta-feira pela manhã, a Marfrig Global Foods anunciou a habilitação de quatro de suas unidades no Uruguai para exportar carne in natura para o país oriental. As plantas habilitadas estão nos municípios de Colonia, San José, Tacuarembó e Salto.

“Trata-se de excelente oportunidade para a companhia no Uruguai, que após 19 anos volta a atender esse mercado, que mantém exigências sanitárias extremamente rigorosas”, afirmou o CEO da operação América do Sul da Marfrig, Miguel Gularte. Atualmente, a Marfrig já atende o mercado japonês por intermédio da National Beef, nos Estados Unidos.

Fonte: Beefpoint


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail