O que você achou do nosso site?



16/03/2011
Brasil recebe o Congresso Internacional da Carne em junho


Com um rebanho que ultrapassa as 200 milhões de cabeça, desde 2004 o Brasil é o maior exportador de carne bovina no mundo, representando 26% das exportações mundiais. É nesse cenário que em 2011 o Brasil recebe o Congresso Internacional da Carne, que será realizado nos dias 8 e 9 de junho em Campo Grande no Mato Grosso do Sul. A Capital foi escolhida por sua localização geográfica privilegiada com ligação rodoviária e aérea com cinco estados e os países vizinhos. Além disso, o Estado conta com o terceiro maior rebanho do País, formado por 22,5 milhões de cabeças. MS virou referência em pecuária por meio de ações como o programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) que foi desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte.

A iniciativa busca oferecer ao animal água limpa, alimento nutritivo e sombra para aliviar o calor, o que resulta em um produto de qualidade, como um bife mais saboroso, nutritivo e suculento. Outro ponto que pesa favoravelmente à escolha de Campo Grande para sediar o congresso mundial da carne de 2011 é a diversidade da pecuária nacional, formada por segmentos como a criação extensiva, de confinamento e orgânica. O Brasil é o único país do mundo onde a maior parte do rebanho é composta de variedades do zebu, raça que gera uma carne mais nutritiva e segura para a saúde em termos de composição lipídica, ou seja, os valores de gordura presentes.

A realização do Congresso Intermediário em Campo Grande será uma oportunidade de evidenciar ao mercado externo a eficácia do sistema produtivo da pecuária nacional. “O Brasil é um grande produtor com condições de dar a resposta que o mercado busca, porque o custo mais baixo de produção dá competitividade à carne produzida no País”, enfatiza o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira. Com o tema “Carne de qualidade para todos os povos”, o evento promovido pela IMS/OPIC (International Meat Secretariat) está sendo organizado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Serão tratados temas como a carne vermelha na saúde humana, o comércio justo na cadeia da carne, produção sustentável, restreabilidade, sanidade animal e mercados internacionais e nacionais.

FONTE: Revista Produz


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail