O que você achou do nosso site?



21/03/2011
Chile desabilita frigorífico no Uruguai e Paraguai


O Serviço Agrícola e Pecuário do Chile (SAG) retirou da listra de empresas aprovadas para exportar carne ao país quatro frigoríficos e um depósito de frio do Uruguai, bem como duas plantas do Paraguai. As empresas uruguaias ainda não foram notificadas e espera-se um informe definitivo. Trata-se de uma planta localizada no centro do país e de outras três próximas a Montevidéu e Canelones, assim como um conhecido depósito de frio na capital.

Segundo fontes do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai, o SAG enviou um adiantamento das plantas habilitadas que continuarão exportando carne bovina a esse destino, mas não o informe definitivo. Por isso, espera-se o informe final para notificar as empresas que foram suspensas, segundo disseram fontes oficiais.

Em paralelo, o MGAP também não pôde adiantar uma data limite para poder enviar a mercadoria que já está comprometida nos negócios, ainda que, na indústria de carnes, fale-se do dia 8 de abril de 2011.

O Chile é um dos mercados mais importantes que o Uruguai tem e o principal mercado da carne paraguaia. O Uruguai exporta cortes de dianteiro bovino congelados ou resfriados, mas também, o Chile compra outros cortes de alto valor.

Segundo dados estatísticos do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), os importadores chilenos compraram até sexta-feira passada 2.379 toneladas de carne, quando, no mesmo período do ano anterior, tinham comprado 2.671 toneladas de carne bovina, o que mostra uma queda de 11% nas compras até agora nesse ano.

O Chile é um dos mercados mais exigentes quanto à qualidade. Esse país compete pelos dianteiros bovinos com Israel, outro velho cliente do Uruguai.

Por outro lado, segundo confirmaram fontes do MGAP, o México, que também tinha feito nos primeiros meses do ano a auditoria para renovar as plantas exportadoras (cerca de 24 no total) também mandou uma nova lista de frigoríficos habilitados para carne bovina, mas se pedirá uma ampliação das informações, porque não está claro se inclui nessa lista a carne ovina.

Fonte: Beefpoint


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail