O que você achou do nosso site?



08/04/2011
Código florestal pauta abertura da 51ª Expo Londrina


 ''Político que não apoiar o projeto do novo código florestal não precisa nem aparecer no Paraná.'' O recado foi dado durante o discurso do ruralista e deputado federal Abelardo Lupion (DEM) na abertura da 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, ontem (7), no Parque Ney Braga. ''Não aceitamos ser considerados bandidos por trabalhar nas propriedades que herdamos dos nossos avós ou que construímos com nossas próprias mãos'', disse o deputado, o segundo a falar. Antes, o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Gustavo Andrade e Lopes, já havia chamado atenção para a questão ambiental.

Lopes disse que o Paraná demonstrou força ao levar cinco mil produtores rurais a Brasília, numa caravana nacional realizada na terça-feira para pedir a aprovação do projeto do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP). ''Representamos 25% do total da mobilização'', celebrou. O presidente pregou a união do Estado. ''Devemos quebrar os muros, acabar com essa história de gaúchos do Sudoeste, de mineiros e paulistas do Norte e dos curitibanos descendentes de europeu'', discursou.

O governador Beto Richa (PSDB), que foi convocado por Lupion para levantar a bandeira do novo código, também falou sobre o tema. ''Quero parabenizar a todos pela mobilização que tivemos em Brasília. A força que vocês demonstraram vai fazer a diferença.'' Richa afirmou que a maior parte dos produtores paranaenses está ilegal em relação ao código atual, que data de 1965.

Sem dar detalhes, o governador anunciou ''para os próximos dias'' o lançamento de um conjunto de ações para beneficiar as famílias do campo, como compensação financeira para o produtor que preservar as nascentes, além de investimentos em moradias e saneamento na zona rural.

Já o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, não falou do código florestal durante o discurso. Ele comemorou a ''safra cheia'' e seus ''bons preços''. E defendeu o financiamento aos produtores para a recuperação de mais de dois milhões de hectares de pastagens degradadas no Estado. E destacou as propostas do governo Richa nas áreas de defesa sanitária, pesquisa e assistência técnica na agropecuária.

''Quando pegamos o governo tivemos de demitir 200 profissionais (fiscais sanitários) que haviam sido contratados temporariamente. O governador determinou a reposição (por concurso) dos 200 e a contratação de outros 337'', garantiu o secretário. Lembrou ainda que a deficiência na fiscalização sanitária impede a pecuária paranaense de acessar mercados internacionais ''mais exigentes''. ''Lutamos pela conquista do certificado de área livre de aftosa, sem vacinação.'' Ortigara também apontou como desafios a luta contra a tuberculose e a brucelose bovinas.

Neste ano, Brasília não mandou nenhum representante de peso para a abertura da Expo. Quem representou o governo federal foi o superintendente Federal da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho. Ele afirmou que o ministro Wagner Rossi estava naquele momento em reunião se preparando para a visita à China onde vai discutir a abertura de mercados para exportação de produtos brasileiros como carne suína, cítricos e aviões.

Sem tocar no código florestal, o superintendente destacou que o Brasil assinou o protocolo de Kyoto, que trata das mudanças climáticas, e tem compromisso com a sustentabilidade na agricultura. Gonçalves Filho defendeu investimentos em plantio direto, em pesquisas e na recuperação das áreas de pastagem degradadas.

A feira deste ano, que vai até dia 17, tem como tema ''O show de quem produz''. Os organizadores esperam realizar mais de R$ 200 milhões em negócios e atrair público de 480 mil visitantes.

FONTE: Agrolink


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail