O que você achou do nosso site?



30/05/2011
Entidades discutem responsabilidade técnica por projetos com o Banco do Brasil


A responsabilidade técnica de médicos veterinários e zootecnistas em projetos de concessão de custeio e investimentos agropecuários por instituições bancárias foi o tema da reunião entre as entidades de classe da Medicina Veterinária e da Zootecnia com o Banco do Brasil, no último dia 26 de maio, em Curitiba. Participaram do encontro os presidentes do CRMV-PR, Masaru Sugai; do Sindivet-PR, Cezar Amin Pasqualin; do Sinzoopar, José Antonio Garcia Baena; a assessora técnica do CRMV-PR, Louise Tezza; o gerente de mercado do Banco do Brasil, Cezar de Col; e Emerson Wenningkamp, também do BB.

Segundo alguns relatos de profissionais, argumentou Masaru Sugai, vem ocorrendo indeferimento, por parte de algumas agências do Banco do Brasil, nos casos de apresentação de projetos pecuários assinados por zootecnistas e médicos veterinários. “Este posicionamento é baseado na premissa ilógica de que o profissional deve estar cadastrado no CREA para estar habilitado a desenvolver essa atividade. Os profissionais zootecnistas e médicos veterinários apresentam ampla capacitação técnica e legal para apresentar em seu nome projetos de custeio e investimentos pecuários, bem como avaliações pecuárias, junto a instituições bancárias para fins de crédito. Qualquer impedimento quanto ao exercício profissional do zootecnista ou médico veterinário, nas referidas atividades, vai de encontro à legislação vigente”, justificou Sugai.

O gerente de mercado do Banco do Brasil, Cezar de Col, corroborou com a justificativa apresentada pelas entidades e, inclusive, ressaltou que as normas internas do Banco do Brasil já prevêem que os profissionais vinculados ao CRMV são habilitados a assinar como responsáveis técnicos em projetos de crédito rural.

Ele se comprometeu a reforçar com todas as agências do Banco a legalidade da responsabilidade técnica de médicos veterinários e zootecnistas. Nos próximos dias, todas as agências paranaenses deverão receber um comunicado reforçando que médicos veterinários e zootecnistas são profissionais habilitados para assinar como responsáveis técnicos em projetos de concessão de recursos financeiros para investimentos agropecuários.


FONTE: CRMV-PR


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail