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30/06/2011
Fundação Dom Cabral: JBS e Marfrig se destacam na Ranking das Transnacionais Brasileiras


A Fundação Dom Cabral divulgou, ontem (29/6), o Ranking das Transnacionais Brasileiras. O estudo mostra quais são as companhias nacionais mais internacionalizadas.

O Ranking indica que 27,7% das 49 empresas listadas pretendem entrar em novos mercados no exterior por meio de fusões ou aquisições. Já 38,3% esperam crescer por meio de alianças e parcerias. De acordo com o relatório, as empresas levam em consideração a vantagem dessa estratégia de incorporar participação de mercado, recursos humanos e processos de produção já existentes.

Em 2010, a aquisição de maior valor foi realizada pela Vale, que comprou participação da BSG Resources Guinea Ltda. por US$ 2,5 bilhões. Mas, nos últimos quatro anos, a empresa que mais se destacou na estratégia de aquisições foi a Marfrig, que no período adquiriu mais de 40 empresas, ativos e marcas no exterior.

"Ao mesmo tempo em que impõe desafios às empresas que têm subsidiárias comerciais no exterior e que usam a produção feita no Brasil para abastecimento do mercado internacional, o câmbio barateia a aquisição de empresas lá fora", disse o professor da Fundação Dom Cabral e coordenador do ranking, Sherban Leonardo Cretoiu.

As subsidiárias das transnacionais brasileiras estão localizadas principalmente na América do Sul, com 30,9% do total. Em segundo lugar, com 21,1%, vem a Europa, seguida por Ásia (16,8%), América do Norte (12,6%), África (9,6%), América Central (7,4%) e Oceania (1,7%).

"A proximidade geográfica e cultural com o Brasil muitas vezes torna a América do Sul atraente para investimentos, principalmente na fase de início do processo de internacionalização", informa o relatório que acompanha o ranking.

A JBS-Friboi é a empresa com maior presença no exterior e lidera o Ranking preparado pela Fundação Dom Cabral. O estudo mostra que em 2010 a JBS obteve 77,4% da receita no exterior, onde mantém 39,8% dos ativos e 61,7% dos funcionários. A maior processadora de proteína animal do mundo é seguida no ranking pela empresa de tecnologia de informação Stefanini IT Solutions e pela Gerdau.

A classificação tem por base um "índice de transnacionalidade" que leva em conta 3 itens: receita bruta de subsidiárias, valor de ativos e números de funcionários no exterior. O estudo foi feito com informações de questionários respondidos por 49 empresas de capital majoritariamente brasileiro. Pelo Ranking das Transnacionais Brasileiras 2011, a JBS obteve índice de transnacionalidade de 0,596. A Stefanini ficou com 0,469 e a Gerdau, com 0,462. Na sequência, vieram o Instituto Ibope, com 0,423, e o Marfrig, com 0,380. "Para 2011, a tendência é de que as empresas brasileiras continuem ampliando sua presença no exterior", afirmou o professor Cretoiu. "Na nossa pesquisa, apenas 6 empresas informaram que não pretendem buscar expansão no exterior, mas isso não significa que vão paralisar o processo. Elas talvez apenas vão se concentrar na gestão do que foi feito até agora".

O ranking mostra também que as receitas no exterior das 20 primeiras empresas da lista cresceram 27,3% em 2010, na comparação com 2009. Juntas, elas atingiram R$ 130,99 bilhões. Em 2009, o resultado conjunto havia sido de R$ 102,86 bilhões.

O aumento de 27,3% no exterior ficou abaixo do índice de 45,3% de crescimento das receitas obtidas no mercado interno, mas representou a superação dos resultados ruins de 2009, já que em 2008 as 20 maiores haviam faturado R$ 121,99 bilhões no exterior. No total das receitas obtidas em 2010 pelas 20 maiores, a participação do exterior ficou em 38,2%, ante 41,4% em 2009 e 42,8% em 2008.

As informações são da Agência Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

FONTE: BeefPoint


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