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29/07/2011
Brasil quer mudar visão da pecuária nacional no exterior


Com a harmonização de preços da carne bovina no mercado internacional devido à depreciação do câmbio, o produto brasileiro perdeu sua competitividade no exterior. Portanto, a proteína nacional precisa de outro fator de atratividade para continuar com boas performances de vendas no mercado externo. "Hoje, o foco é trazer eficiência técnica para a indústria: queremos 'desengessar' o setor para ganhar eficiência nos processos e também mostrar ao mundo a verdadeira história da pecuária brasileira", disse o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, durante o VIII Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócios, promovido pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMR&A), em São Paulo.

Segundo ele, no passado, houve uma grande lacuna na comunicação do setor. "Criou-se uma imagem de que o boi brasileiro come pasto 'queimado', que o segmento cresce destruindo a Amazônia. E não é verdade", afirmou o diretor. Em um mundo no qual a sanidade animal é cada vez mais solicitada, difundir a "verdadeira" imagem do País, apesar de ser tardia, se mostra essencial neste momento.

A Abiec já tinha um programa de fomento internacional da carne bovina no mundo, o "Brazilian Beef", desenvolvido na gestão do ex-Ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, entre 2003 e 2008. Neste ano, a entidade lançou o programa "Pecuária do Brasil", com o tema "O Brasil evolui com a pecuária. A pecuária evolui com o Brasil". "Queremos pegar casos de sucesso do setor e mostrar para o mundo. Apresentar que o País tem carne de boi de pasto, de boi confinado, boi orgânico e boas práticas. Se a gente não conta nossa história, tem gente que conta por nós e ainda não do jeito que gostaríamos", ressaltou o executivo.

A "Pecuária do Brasil" é um complemento do "Brazilian Beef" e atualmente está na fase de levantamento de dados para criação das ações de marketing. "Neste primeiro momento, o público-alvo são formadores de opinião, entre eles, médicos", disse Sampaio. Há também a intenção da publicação de um livro com dados compilados da pecuária brasileira. "Hoje contamos com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e das indústrias. A previsão de investimento no projeto todo é de cerca de R$ 10 milhões, mas ainda não conseguimos levantar todo o dinheiro", explicou o diretor da Abiec.

FONTE: SRB


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