O que você achou do nosso site?



24/10/2011
Adapec fala sobre estratégias para erradicação da febre aftosa


A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins é umas das referências nacionais no trabalho de controle da febre aftosa, prova disso são os índices alcançados nas campanhas de vacinação, considerados uns dos melhores do país. Para apresentar este trabalho, a Agência ministrou nessa sexta-feira (21), na Amazontech 2011, em Palmas, palestra sobre as estratégias de ação adotadas para o combate à doença no Estado.

Na ocasião, o inspetor agropecuário da Adapec e responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação de Febre Aftosa, João Eduardo Pinto Pires, falou sobre as estratégias adotadas para erradicação da febre aftosa e reforçou a importância de cada personagem na luta contra a doença: produtor e Estado.

Pires afirmou que é fundamental que os produtores façam a vacinação e comprovação de seu rebanho, assim como a notificação de doenças junto a Agência. Ainda neste contexto, o papel do Estado também foi citado, como oferecer profissionais capacitados, realizar coleta de material para exames, diagnósticos, adoção de medidas de prevenção e controle, realizar vigilância ativa (visitas em propriedades) e educação sanitária, fiscalização do processamento em indústrias de produtos de origem animal, além do cadastro e controle de rebanho de propriedades.

De acordo com José Daniel Tavares, coordenador de Agronegócios do SEBRAE, a palestra foi direcionada a um grupo de produtores rurais de Roraima, que veio ao Estado conhecer o Sistema de Gestão para Pecuária de Corte – GPEC, ferramenta criada pelo SEBRAE, existente há três anos, assim como alguns frigoríficos, leilões e cooperativas de produtores rurais. Esses produtores também irão conhecer um pouco mais sobre o trabalho de fiscalização realizado pelo Estado.

Para Geraldino Ferreira Paz, presidente da Adapec, é importante esclarecer ao produtor que o trabalho da Agência não se limita apenas as fiscalizações. Além da normatização, fiscalização e inspeção, a Agência desenvolve atividades de educação sanitária, ferramenta importantíssima no trabalho de conscientização da população quanto às práticas sanitárias corretas, medidas de prevenção e controle de doenças. O presidente defendeu também os benefícios do trabalho conjunto entre produtor rural e Estado, ações que refletem diretamente na economia do País.

FONTE: BeefWorld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail