O que você achou do nosso site?



04/11/2011
Paraguai: erro humano causou foco de aftosa


O Serviço Pecuário Paraguaio informou que já conta com uma nova análise que confirma que uma negligência no sistema de vacinação contra a febre aftosa permitiu o ressurgimento da doença detectado em 18 de setembro em San Pedro.

Foram anunciadas sanções aos responsáveis. Dessa forma, descarta-se a possibilidade de que tenha havido uma falha na composição da vacina, segundo confirmou o presidente do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), Daniel Rojas.

"De qualquer maneira, é uma boa notícia que nossas vacinas sirvam e que não tenha havido mutação do vírus", disse ele.

Essa análise feita pela Panaftosa coincide com um resultado preliminar proveniente da Argentina, de forma que não há dúvida de que um erro humano gerou o ressurgimento do foco detectado há um mês e meio no país. "Melhorando o sistema de fiscalização no campo podemos aumentar a segurança", disse Rojas.

Ele disse que ainda se deve identificar em que etapa ocorreu o erro, para, assim, identificar os responsáveis e sancioná-los, já que o ressurgimento produziu importantes perdas econômicas para o país.

A falha ocorreu no setor privado. Rojas disse que serão reforçados os controles para garantir que todos os pecuaristas cumpram em tempo e forma com a vacinação contra a febre aftosa para evitar novos problemas.

Ele ratificou que o foco de 18 de setembro já está controlado e que, atualmente, o Paraguai busca mercados alternativos enquanto aguarda nova auditoria da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para recuperar o status de livre de aftosa.

Rojas destacou a ida ao país de um grupo de técnicos russos que inspecionaram as instalações pecuárias paraguaias e os frigoríficos para se assegurar do bom manejo do produto exportado à Europa. "Agora, só estamos esperando uma resposta dos técnicos russos para retomar as exportações (ao país)".

FONTE: BeefPoint


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail