O que você achou do nosso site?



11/11/2011
Brasil deve abrir processo contra União Europeia na Organização Mundial do Comércio


O Brasil vai abrir um processo contra a União Europeia (UE) na Organização Mundial do Comércio. A alegação é de que, há quatro anos, a carne bovina brasileira sofre restrição para entrar no mercado europeu.

O governo já havia sinalizado o apoio para que o setor privado questionasse a União Europeia na OMC. Caberá à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) arcar com os custos. A Abiec agora procura um escritório de advocacia para representar o setor e formalizar o processo em Genebra na Suíça. A previsão é de que a ação tenha início no ano que vem.

– A UE era o principal mercado para carne bovina brasileira até 2007. Baseada em pressão de produtores locais, a UE adotou uma medida que nos consideramos protecionista, exigida somente do Brasil, que é a certificação individual de propriedades. A consequência disso é que as nossas exportações como um todo caíram 85% e a UE deixou de ser o principal destino da exportação de carne bovina brasileira – relata o secretário de relações internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto.

O setor também vai questionar as dificuldades para que o Brasil venda dentro da cota Hilton. No ano passado, o país só pode vender 8% do limite estabelecido para a cota de carnes de alta qualidade.

FONTE: Canal Rural


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail