O que você achou do nosso site?



28/11/2011
Acrimat pede mudança na base de preço da arroba no Brasil


A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) pede uma mudança na base de preço da arroba no Brasil. Atualmente o mercado utiliza como referência o indicador de preços Esalq BMF. O índice é produzido diariamente pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) através de um levantamento realizado em São Paulo.

De acordo a Acrimat, nos últimos oito anos a diferença de preço da arroba entre Mato Grosso e São Paulo foi em média de 14,5%. Pelo cálculo da associação essa diferença de preço deveria ser de 4%. Segundo a entidade, os produtores do Estado já perderam mais de R$ 500 milhões no período. O diretor da Acrimat, Mauricio Campiolo, defende a adoção do mesmo sistema de preço da soja, onde a base do valor do produto é calculado pelo valor do frete.

O pesquisador do Cepea responsável pelo levantamento diário, Sérgio de Zen, afirma que os cálculos da associação não está correto. Segundo ele, além do frete outros fatores influenciam a formação dos preços. Ele afirma ainda que a referência de preços deve continuar sendo São Paulo. Segundo Zen, o Estado é o maior consumidor do país e não consegue atender a essa demanda. Além disso, cerca de 50% da carne exportada sai de São Paulo.

FONTE: BeefWorld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail