O que você achou do nosso site?



20/12/2011
Governo do PR cria a Agência de Defesa Agropecuária


Foi sancionada nesta segunda, dia 19, a lei que cria a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A nova autarquia será vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e atuará na fiscalização da produção vegetal e animal. Segundo o governador Beto Richa, o órgão garantirá um novo status sanitário para o Paraná.

– É fundamental para o Estado manter uma agricultura forte. Com esse sistema vamos abrir novos mercados internacionais para os produtos paranaenses – afirma.

Entre as atribuições da agência estão a promoção da defesa agropecuária e inspeção sanitária dos produtos de origem animal, prevenção, controle e erradicação de doenças animais e pragas vegetais, além do controle e fiscalização da regularidade e da qualidade dos insumos utilizados na agricultura e pecuária.

Conforme o secretário Norberto Ortigara, o objetivo é eliminar as restrições impostas ao Paraná em mercados internacionais.

– Sofremos restrições por defeitos sanitários, mas estamos nos esforçando para prevenir e erradicar todas as pragas dos vegetais e as doenças dos animais, colocando a produção do Estado em condições sanitariamente adequadas – diz.

Ortigara assinou uma resolução que cria o grupo de trabalho encarregado de formatar e dimensionar a agência. O grupo terá 45 dias para apresentar propostas a respeito das dimensões físicas do órgão, incluindo mais unidades no interior, dotação de pessoal e também o planejamento de ações do novo órgão. Segundo ele, a estratégia inclui o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs), de forma que sejam institucionalizados para um trabalho mais atuante das entidades de classe junto aos produtores rurais.

A Adapar terá patrimônio e receitas próprias, o que lhe confere autonomia administrativa, técnica e financeira. O órgão contará com quadro próprio de pessoal. São 600 cargos de fiscal de defesa agropecuária e outros 600 de assistente agropecuário, que serão criados por lei. Para preencher esse quadro será realizado concurso público. Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do PR.

FONTE: BEEFWORLD


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail