Apex-Brasil e ABIEC estimulam exportações da carne bovina brasileira
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) assinaram nesta quinta-feira (14 de junho), em São Paulo, o novo convênio do Projeto Setorial Brazilian Beef. O objetivo é fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Por meio do convênio, serão investidos, neste e no próximo ano, R$ 5,4 milhões para dar continuidade às ações de promoção de exportação da carne certificada brasileira. A assinatura do convênio faz parte da programação do Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar, que tem o objetivo de apresentar às empresas do setor informações sobre o trabalho de promoção de exportações realizado pela Apex-Brasil e sobre como os empresários podem ter acesso aos seus produtos e serviços. Na ocasião, o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, apresentou o trabalho desenvolvido pela Agência, e o presidente da ABIEC, Antonio Jorge Camardelli, falou sobre a importância do apoio da Apex-Brasil para a promoção da carne brasileira no exterior, as conquistas do setor nos últimos anos e as perspectivas para o futuro. A parceria da Apex-Brasil com a ABIEC começou em 2001. Em mais de uma década, já foram firmados cinco projetos, com investimentos de mais de R$ 29 milhões. Nesse período, as exportações de carne bovina do Brasil cresceram mais de 400% – o faturamento, em 2011, chegou a US$ 5,4 bilhões. “O Brasil tem uma longa história de sucesso na exportação de carne bovina para o mundo”, diz o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges. “A parceria com a ABIEC faz parte desse sucesso pois, desde 2001, apoiamos o setor, cujas vendas para o exterior passaram de US$ 1,5 bilhão para mais de US$ 5 bilhões no ano passado”. Mercados-alvo As ações previstas para o próximo biênio serão focadas em mercados consolidados, com grande importância para as exportações, como a Rússia e a União Europeia (países onde o Brasil enfrenta concorrênciade países da África e do Oriente Médio), e também em regiões com grande potencial de crescimento, como a China, a Turquia e o Chile. Estão previstas participações em feiras internacionais do setor e realização dos Projetos Imagem e Comprador, além de viagens prospectivas. “O apoio da Apex-Brasil é fundamental para fortalecer a imagem da carne bovina brasileira no exterior, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e contribuindo para ampliar a participação brasileira no mercado mundial”, explica o presidente da ABIEC, Antonio Jorge Camardelli. A expectativa do presidente da ABIEC é de que, com o apoio da Apex-Brasil, as exportações de carne bovina cresçam 20% em 2012, alcançando valores acima de US$ 6 bilhões ao final do ano. Em 2001, ano em que foi firmado o convênio do Projeto Setorial Brazilian Beef, as empresas participantes do convênio exportavam US$ 840 milhões em carne bovina (422,5 mil toneladas). Em apenas uma década de parceria, as vendas ao exterior cresceram mais de 450%. Em 2011, as 10 empresas associadas à ABIEC faturaram US$ 4,7 bilhões, resultado da comercialização de 950 mil toneladas de carne para mais de 140 países. FONTE: Beef World
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