O que você achou do nosso site?



07/08/2012
Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Paranaguá é aprovado


Com a aprovação, Appa inicia a execução do plano de ação dos projetos de ampliação e melhorias de infraestrutura, preparando o porto para atender a demanda dos próximos anos.

O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado de Paranaguá (PDZPO) foi aprovado por unanimidade na manhã dessa segunda-feira (06), durante reunião extraordinária do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Elaborado a partir das diretrizes da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), o plano estabelece o plano de desenvolvimento do Porto nos próximos 20 anos.

“O Plano de Zoneamento é a linha mestre de qualquer porto. Ele nos dá um diagnóstico e um prognóstico da situação e possibilita planejarmos o futuro do porto. É uma grande conquista e um avanço, nos permitindo executar com mais precisão, clareza e transparência o Programa de Governo”, afirmou o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho.

O PDZPO foi elaborado pela Appa juntamente com a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans). Quando concluído, o Plano foi submetido ao Conselho de Autoridade Portuária e à Comissão Especial de Acompanhamento do PDZPO. A comissão, que analisou o Plano, contou com a presença de diversos representantes da sociedade civil, e analisou todos os temas do PDZPO em profundidade, durante aproximadamente dois meses, sugerindo alterações e melhorias, até chegar no produto final, aprovado nessa segunda-feira.

Este é o primeiro plano de desenvolvimento e zoneamento feito em total consonância com o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), do Governo Federal, e em conformidade com todas as resoluções ambientais vigentes.

“Estamos há 10 anos sem um plano semelhante, ele nos possibilitará colocar o plano de governo em ação estabelecido pelo Governo Beto Richa, viabilizar as parcerias público-privadas e buscar recursos para os projetos de expansão, junto ao governo federal”, disse o superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino.

Destaques – O Plano de Zoneamento destaca a possibilidade de o Porto diversificar e dobrar o volume de carga nos próximos 20 anos. Isso significa dizer que o Porto, que atingiu um volume de 41 milhões de toneladas movimentadas em 2011, poderá chegar a mais de 80 milhões nos próximos anos.

O plano também desenha as novas áreas de expansão em Antonina, Imbocuí/Emboguaçu e em Pontal do Paraná, num total de 50 milhões de metros quadrados disponíveis para crescimento de área e retro área. Mesmo com esse crescimento previsto, o Porto ainda vai conseguir manter 80% de área preservada na baía.

O PDZPO prevê ainda melhoria direta no escoamento de granéis sólidos para exportação de açúcar, soja, milho, farelo; melhorias no recebimento de fertilizantes, sobretudo na redução dos custos logísticos de sobre estadia e expansão no segmento de líquidos a granel.

Todos os empreendimentos previstos visam atender a determinação do Governador do Paraná Beto Richa, no sentido de atender as necessidades dos produtores rurais e da indústria paranaense.

Avanço - O presidente do CAP, Wilson do Egito Coelho Filho, destacou o processo democrático que levou a elaboração final do PDZPO de Paranaguá. “Todo plano de desenvolvimento e de zoneamento é fruto de uma relação entre o porto e a cidade porque o desenvolvimento do porto impacta na cidade e a cidade se beneficia deste desenvolvimento de diversas formas. Mas a busca de um equilíbrio é o principal desafio e que muitas vezes gera conflito. Mas com todos sentados discutindo e aprovando este documento por unanimidade, comprova-se que aqui o exercício da cidadania foi exercido”, disse.

“O PDZPO, pela primeira vez, foi elaborando visando a integração entre o Porto e a cidade promovendo a harmonização dos conflitos urbanos, sem deixar de lado os cuidados com o meio ambiente e a redução dos impactos da atividade portuária junto a comunidade do entorno”, afirma Dividino.

FONTE: Agrolink


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail