O que você achou do nosso site?



14/09/2012
Exportações de carnes têm ritmo acelerado neste mês


As exportações de carnes começaram o mês em ritmo acelerado. As receitas obtidas pelos exportadores somaram US$ 92,5 milhões por dia útil na primeira semana do mês.

O valor superou em 66% o de agosto e em 50% o de igual período de 2011. A carne suína é o destaque, com as vendas de 3.600 toneladas por dia útil na primeira semana.

Esse volume supera em 75% o de agosto e em 89% o de setembro de 2011. Pedro Camargo Neto, presidente da Abipecs (Associação Brasileira da Indústria de Produtos e Exportação de Carne Suína), diz que esse aumento de venda vem de uma pulverização maior das vendas nacionais.

Enquanto as vendas para a China não deslancham, as pendências com a Rússia não são resolvidas e a relação comercial com a Argentina ainda apresenta problemas, os exportadores brasileiros encontraram outros mercados, como Ucrânia e Hong Kong, diz Camargo.

O setor avícola também iniciou o mês com boa aceleração nas vendas. As indústrias colocaram 20 mil toneladas de frango por dia útil para fora do país na primeira semana do mês, 63% mais do que em agosto. Em relação a 2011, a alta é de 52%.

O setor de carne bovina também teve bom desempenho, mas em ritmo menor do que o das carnes suínas e de frango. Os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) indicaram vendas diárias de 6.200 toneladas, 57% mais do que as de agosto.

Essa aceleração de vendas pode não ocorrer no mesmo ritmo nas próximas semanas. O país está conseguindo novos mercados, mas parte das exportações ficou retida no mês passado, o que pode ter elevado o volume de setembro. Esses números consideram apenas as exportações de carnes "in natura".

ALGODÃO O pacote de incentivos à economia chinesa, anunciado pelo governo, e as perspectivas de novos aportes financeiros nos Estados Unidos e na zona do euro podem diminuir as perdas de preços do algodão, segundo avaliações do mercado.

QUEDA O primeiro contrato da commodity recuou 2% ontem em Nova York, mas acumula alta de 3% nos últimos sete dias. Em 12 meses, há queda acumulada de 32%, mostra acompanhamento da Folha.

SORGO Produtores ligados a usinas brasileiras que adotaram o plantio do sorgo sacarino -para moagem durante a entressafra- vão aos Estados Unidos participar do dia de campo da empresa de sementes Ceres. O objetivo é trocar experiência com agricultores norte-americanos.

GADO A pecuária dentro da porteira, o processo de industrialização dos frigoríficos e a chegada da carne aos consumidores são temas que estarão em discussão a partir de hoje, em Goiânia, no Interconf, evento da Assocon (associação dos confinadores).

EM APENAS 4 DIAS, PAÍS EXPORTA 768 MIL TONELADAS DE MILHO

Setembro poderá ser mais um mês de recorde nas exportações de milho. Pelo menos 768 mil toneladas do cereal deixaram os portos brasileiros na primeira semana do mês, uma média de 192 mil toneladas por dia útil.

Em agosto, quando as exportações somaram 2,7 milhões de toneladas no acumulado do mês, a média diária foi de 120 mil toneladas por dia, segundo dados da Secex.

Se as exportações mantiverem esse ritmo até o final de mês, vão superar os 3 milhões de toneladas, tornando ainda mais factível a previsão de vendas externas de 15 milhões de toneladas neste ano.

A quebra de safra em outros países, principalmente nos Estados Unidos, tornou o milho brasileiro atraente no mercado externo, elevando os preços internos pagos aos produtores.

PREÇO DE HORTIFRÚTIS SOBRE 3,3% EM AGOSTO

Pelo quarto mês consecutivo, os preços dos principais produtos negociados na Ceagesp subiram. Em agosto, a alta foi de 3,34%. Todos os setores registraram elevação de preços, exceto o de verdura. No ano, o aumento acumulado é de 13%. Nos últimos 12 meses, de 9%.
FONTE: Folha de S. Paulo


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail