O que você achou do nosso site?



03/10/2012
Embrapa lança 1º Sumário de Avaliação Genômica de touros


A Embrapa Pecuária Sul, em parceria com o Gensys e a Conexão Delta G, lançaram em agosto deste ano o 1º Sumário Genômico de Touros das raças Hereford e Braford. O documento, que é inédito no Brasil, foi realizado com as informações de produção e genealogia em associação com informações moleculares amplas, considerando milhares de marcadores distribuídos pelo genoma destas duas raças. Com o lançamento do Sumário Genômico, as DEPG (diferenças esperadas na progênie em escala genômica) se tornam a mais nova ferramenta de seleção em melhoramento genético e é um marco para a bovinocultura de corte no Brasil.

Para Fernando Flores Cardoso, um dos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul responsável pelo projeto de pesquisa que culminou no 1º Sumário de Avaliação Genômica, o objetivo desta publicação é atualizar o mercado com a mais nova forma avaliação de qualidade do material genético oferecido pelos criadores participantes da pesquisa. Assim, o produtor interessado em melhorar seu rebanho poderá realizar a escolha deste material genético por meio de tourinhos reprodutores colocados à venda, ou na forma de sêmen disponível. O projeto contemplou avaliações para identificar animais mais resistentes ao carrapato bovino e outras características de importância econômica, como por exemplo, Peso ao nascer e Perímetro escrotal.

Este trabalho foi concretizado graças aos avanços tecnológicos recentes na biologia molecular e na genética quantitativa que associam métodos quantitativos tradicionais a informações moleculares de alta densidade, que inserem marcadores moleculares muito próximos uns dos outros, distribuídos por todo o genoma do reprodutor. Diferentemente da já conhecida DEP (diferença esperada na progênie), a DEP Genômica pode utilizar até centenas de milhares de marcadores moleculares, denominados SNP (Single Nucleotide Polymorphirm). Os SNPs – Lê-se “Snips” – são mutações no cromossoma, que recebem a marcação molecular, que possibilita sua genotipagem e reconhecimento por meio de painéis (chips) de alta densidade.

A utilização desses chips permite investigar todo o genoma em busca de variações (SNPs) que estão associadas a diferenças de desempenho dos animais, estimando valores genéticos em escala genômica, o que proporciona maior acurácia na análise dos genes que influenciam as características de importância econômica. Dessa forma, torna-se mais precisa a predição dos valores genéticos dos animais considerados superiores, antes mesmo da coleta dos dados fenotípicos. Isso pode acelerar a tomada de decisões e diminuir custos para o produtor.

Para a confecção do Sumário de Avaliação Genômica foram genotipados, desde 2010, mais de 2 mil touros das raças Hereford e Braford, unificando informações dos SNPs, dos fenótipos e dos pedigrees. O resultado é a apresentação de valores genéticos genômicos, em forma de DEPG para resistência ao carrapato.

A seleção de reprodutores mais resistentes ao carrapato tem o intuito de selecionar animais adaptados e produtivos, que viabilizem a redução no uso de carrapaticidas químicos na pecuária de corte. Além disso, a publicação traz as DEPG para características tradicionalmente avaliadas, utilizando-se, além do genótipo dos touros e de seus filhos, das informações fenotípicas e de pedigree históricas existentes, como peso ao nascer (PN), peso ao desmame (PD), peso ao sobreano (OS) e perímetro escrotal ao sobreano (PE), além da DEPG materna para a característica PD, denominada de maternal.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Marcos Yokoo, essa ferramenta só vem acrescentar ao Melhoramento Genético, pois comparada à avaliação genética tradicional, melhora a estimação dos valores genéticos dos animais. “O melhoramento é acelerado com a genômica, mas vale ressaltar que o seu uso deve ser correto, pois caso a ferramenta seja utilizada erroneamente, o erro também pode ser ampliado” enfatiza Yokoo.

FONTE: BeefPoint


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail