Minerva Foods leva título de campeã no setor Abate de Animais
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Prever o cenário futuro e praticar uma política de expansão “saudavelmente conservadora”, focada no core business, foram duas estratégias decisivas para a Minerva Foods se dar muito bem em 2011. Num cenário de ajustes, mudanças cambiais e consolidação de mercado, com Europa e Estados Unidos em crise econômica e incremento na demanda interna por carne bovina, saem beneficiadas as empresas que melhor sabem explorar as vantagens competitivas de sua área de atuação – no caso da Minerva Foods, abater boi e negociar a carne, segundo Fernando Galletti de Queiroz, seu presidente. A companhia é uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne bovina e de couro e está entre as três maiores exportadoras do setor em receita bruta. Seus produtos chegam a cerca de 100 países. A capacidade diária de abate é de 10.500 cabeças. Processa a cada dia mais de 2.000 toneladas de carne e está presente sete Estados brasileiros, no Paraguai e no Uruguai. O faturamento em 2011 ultrapassou R$ 4,2 bilhões e a receita líquida foi de R$ 3,47 bilhões. Do total de negócios, o mercado externo representou 60%, informa Galletti. “Este ano deverá subir para algo próximo de 75%. Focamos na diversificação geográfica das exportações, sem depender de mercados específicos.” Ao mesmo tempo em que comemora 20 anos, a Minerva Foods sopra velinhas para os cinco anos de abertura do capital. “A empresa passa por evoluções constantes e a abertura trouxe mais transparência e profissionalismo.” Mudança que atingiu a própria empresa, quando, no fim de agosto, o Minerva passou a se chamar Minerva Foods.
Fonte: Globo Rural
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