O que você achou do nosso site?



21/02/2013
Reunião entre Brasil e Rússia tem resultado favorável


O vice-presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira (20) que as reuniões entre as autoridades brasileiras e russas para tratar das restrições à carne brasileira naquele mercado tiveram resultados “extremamente favoráveis”. O comentário foi feito no início da tarde, em declaração à imprensa no Palácio do Itamaraty por ocasião da VI Reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.

Temer destacou que o tema já foi tratado em uma outra reunião da comissão, há 2 anos. “As autoridades sanitárias do Brasil e da Rússia tiveram entendimentos ao longo desse período que amenizam enormemente aquela pequena restrição que havia no passado”, afirmou o vice-presidente. “Isso vem sendo consolidado neste momento. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, teve seguidas reuniões nesta terça e quarta-feira com as autoridades dessa área, com resultados extremamente favoráveis’.

Embora o governo russo alegue que não exista mais embargo, na prática as empresas reclamam que os frigoríficos de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul continuam com restrições ao mercado russo. “Na prática, não tem nenhuma restrição ao comércio. O Brasil não está ofendido, não se sente prejudicado como autoridade sanitária. Tudo que combinamos com os russos estamos conseguindo conciliar”, disse a jornalistas o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Marques.

“Vamos tentar ajudar as empresas com problemas, mas é um problema delas, não é um problema nosso”. De acordo com o secretário, o Brasil não vai tratar da questão no “canetaço”. “Nós, governo, estamos dispostos a ajudar, mas não podemos substituir a capacidade empreendedora e suprir isso, na marra, no canetaço e com atrito. A nossa maneira de trabalhar é construtiva, amigável. Não vamos trabalhar na pancadaria”, disse Marques.

Entre os atos assinados no Itamaraty está um acordo que estabelece critérios fitossanitários para que o trigo russo tenha acesso ao mercado brasileiro.

FONTE: Agrolink


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail