O que você achou do nosso site?



27/05/2013
Relatório do Fórum Econômico Mundial destaca atuação da Embrapa


Relatório do Fórum Econômico Mundial, publicado em 2013, cita a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, como um dos exemplos de inovação e competitividade. O relatório destaca que o Brasil se transformou de importador de alimentos para um dos maiores produtores agrícolas mundiais, ao longo das últimas décadas, aproximando-se dos países desenvolvidos que historicamente dominam as exportações de grãos e a Embrapa foi uma das principais razões para este extraordinário crescimento, literalmente mudando a paisagem do Brasil para aumentar o cultivo no cerrado brasileiro.

A série “Manufacturing for Growth Strategies for Driving Growth and Employment” é composta por três volumes que abordam os principais fatores competitivos identificados pelo Relatório “The Future of Manufacturing”, de 2012: capital humano e desenvolvimento de talentos; inovação e avanço tecnológico; e uso estratégico de política pública enfatizando a colaboração entre os decisores políticos e líderes empresariais. Também define maneiras de conduzir o crescimento econômico e a criação de empregos de alto valor por meio dos setores da indústria de transformação.

O caso da Embrapa integra o volume 2 “Partnering for Competitiveness”, que analisa estudos de caso de colaboração público-privada no mundo que permitem a inovação e o avanço tecnológico e promove o desenvolvimento de talentos. Entre as melhores práticas da Empresa está o gerenciamento tanto do conhecimento produzido como do processo de desenvolvimento do conhecimento. A Embrapa enfatiza a gestão do conhecimento na sua estratégia e procura desenvolver abordagens inovadoras para a transferência de tecnologia. O Sistema Embrapa de Gestão (SEG) alinha a pesquisa da empresa, o desenvolvimento e as atividades de inovação com os esforços de comunicação e gestão do conhecimento globais da organização.

A atuação internacional para transferência de conhecimento também é mencionada como uma prática inovadora. O Relatório cita a parceria estabelecida pela Embrapa em 2012 com o Fórum para a Pesquisa Agrícola na África (Fara) para compartilhar tecnologias que apoiam a produção de algodão. Além disso, ressalta os acordos de cooperação com os EUA, Europa e Ásia, por meio dos Laboratórios Virtuais da Embrapa no Exterior (Labex).

Como exemplos de inovação, cita a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), que vem trabalhando no mapeamento do genoma de frangos para identificar quais marcadores moleculares e regiões genômicas permitem as melhores características das aves e também descobrir novos genes que são importantes para a produção e qualidade da carne. Ainda destaca, que desde 1991, a Embrapa vem monitorando queimadas no Brasil com uso de sistemas orbitais e sensoriamento remoto e estudando os impactos nos sistemas ecológicos e agrícolas que afetam as economias locais e regionais.

Entre os documentos usados para a produção do Relatório estão publicações e sites da Empresa. As fontes de consulta citadas incluem a apresentação “Embrapa: Conquering Tropic Agricultural Knowledge in Brazil”, de Filipe Teixeira, da Secretaria de Negócios da Embrapa e o artigo “Knowledge management and communication in Brazilian agriculture research: An integrated procedural approach”, de autoria dos empregados da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) Tércia Zavaglia Torres, Ivo Pierozzi Jr., Nadir Rodrigues Pereira e Alexandre de Castro. O Relatório está disponível em: http://reports.weforum.org/manufacturing-growth/.

FONTE: SBA


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail