O que você achou do nosso site?



28/05/2013
Paraná atua para retomar mercados e exportações de produtos agropecuários


O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, viaja na próxima sexta-feira (24) para Paris como integrante de delegação brasileira organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para participar da reunião anual da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Este ano, a reunião terá ainda maior importância para o Paraná, já que o Estado sediará a Conferência Mundial da Organização sobre o Ensino da Medicina Veterinária, em Foz do Iguaçu, de 4 a 6 de dezembro, evento que deve atrair mais de mil participantes.

O secretário da Agricultura e a comitiva que o acompanha também vão iniciar os entendimentos para recuperação dos mercados que estão fechados ao Estado para a importação de carnes. A intenção é construir uma agenda positiva de contatos e reuniões que trarão bons resultados ao Paraná, explica o secretário. Em viagem à Rússia nos últimos dias, o governador Beto Richa também defendeu a produção agropecuária paranaense e nacional e a retomada das exportações de produtos que sofrem embargos.

Ortigara estará acompanhado do diretor presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz e demais lideranças do agronegócio paranaense.

A Organização Mundial de Saúde Animal é a entidade que delibera sobre os procedimentos que nortearão as questões de saúde animal para os países membros para o ano seguinte e, por isso, tornou-se órgão consultivo para as trocas comerciais. O Brasil é um dos 178 países que integram a entidade.

EXPORTAÇÕES - A delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será integrada por aproximadamente 15 dirigentes, entre secretários de agricultura e presidentes de Agências de Defesa Agropecuária dos principais estados produtores e exportadores de produtos do Brasil. A presença de autoridades sanitárias paranaenses e brasileiras junto às delegações dos países que representam os principais mercados de interesse econômico busca, efetivamente, iniciar os entendimentos para recuperação desses mercados, a manutenção dos mercados atualmente existentes e também a abertura de mercados mais qualificados para os produtos de origem animal.

Paralelamente à reunião da OIE, estão agendadas reuniões com apoio dos governos brasileiro e paranaense, sob a organização da embaixada brasileira em Paris, com delegados e chefes de comitivas de países que representam os mercados importantes para os produtos brasileiros e paranaenses. O Brasil é um dos líderes mundiais na exportação de bovinos e o Paraná ocupa destaque na produção e exportação de carne de suínos e de aves.

Entretanto, desde 2011, o Paraná vem sofrendo com os embargos impostos pelos principais países compradores, principalmente pela Rússia e, mais recentemente, pela Ucrânia que deixaram de comprar carne suína.

FONTE: SEAB


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail