O que você achou do nosso site?



22/04/2010
Programa Boi na Bolsa é nova maneira de comercializar o gado


Desde o começo do mês, a Bolsa Brasileira de Mercadorias, ligada à Bolsa de Valores de São Paulo, está intermediando a venda de gado entre pecuaristas e frigoríficos. Esta semana, a Faeg, Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás, assinou um convênio para facilitar o acesso dos criadores ao leilão eletrônico de carne bovina.

Na sede da Faeg será instalada uma Central do Boi que vai intermediar as negociações entre o produtor e as corretoras.

“O pecuarista vai procurar uma corretora e identificar o seu animal. Ele vai informar quanto o animal pesa, a raça e se é nelore, se é mestiço ou cruzado. Além dessa característica, ele vai colocar que ele é o proprietário na fazenda tal e no município tal. Com essa identificação, o corretor vai ofertar o lote de animais para o frigorífico, que na outra ponta, através de uma corretora, vai adquirir esse lote”, disse José Manoel Caixeta Haum, presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Faeg.

O gado já era vendido no mercado futuro da Bolsa de Valores. Mas agora o produtor pode fazer a venda de forma imediata. A principal vantagem é a garantia de pagamento. O pecuarista vende o lote e o frigorífico é obrigado a depositar 90% do valor na conta da Bolsa antes do embarque dos animais.

No campo, a notícia foi bem recebida. O pecuarista goiano acredita que com essa nova modalidade de negociação vai ganhar mais força, vai conseguir até melhorar o preço na hora de comercializar a boiada gorda.

“A gente vai ter a oportunidade de estar também trabalhando com o nosso preço. A gente trabalha hoje com o preço do frigorífico. A gente não tem nem como colocar preço na nossa mercadoria. E dessa forma eu acho que a gente vai ter uma chance melhor de estar valorizando um pouco a nossa arroba de boi, a nossa mercadoria”, falou o criador Jose Ricardo Ramos.

Além de Goiás, as federações de pecuaristas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul também já assinaram o convênio para ter a central da bolsa.

Fonte: Agrolink


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail