O que você achou do nosso site?



18/09/2013
Simpósio discutirá arborização de pastagens


Em 20 dias, os principais nomes da América Latina que trabalham com o tema arborização de pastagens em regiões subtropicais estarão em Curitiba. O evento, que acontece de 8 a 10 de outubro, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep, discutirá o tema como estratégia para a adequação ambiental da bovinocultura e mudança de uso da terra. Promovido pela Embrapa Florestas, de Colombo, o encontro tem ainda participação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento - Seab e Instituto Emater Paraná.

O Simpósio terá 25 palestrantes, divididos em palestras e painéis, além da apresentação de trabalhos. Um dos palestrantes será Jorge Esquivel, assessor do CREA Tierra, grupo de produtores argentinos. Esquivel mostrará a experiência da transferência de conhecimentos sobre arborização de pastagens feitas nos últimos 17 anos com produtores de Misiones e Corrientes.

O pesquisador Luis Carlos Ló, da Emater do Distrito Federal,  explicará os trabalhos de arborização de pastagens para a perspectiva dos sistemas agroecológicos. "O uso de faixas de Agroflorestas pode ser uma boa solução, pois sendo uma faixa multi-estratificada, protege as árvores em seu estágio inicial de crescimento e gera receita enquanto as mesmas não podem ser liberadas para o pastoreio do animais. A integração da Agrofloresta com a criação animal, feita por meio do redesenho do Agroecossistemas, traz benefícios ao produtor e ao meio, criando um ambiente favorável a sustentabilidade dos sistemas", afirma o palestrante.

Para o coordenador do Simpósio, o pesquisador da Embrapa Florestas Vanderley Porfírio-da-Silva, "as preocupações sobre meio ambiente e pecuária devem estabelecer sistemas de produção em bases sustentáveis, para que a pecuária possa ser socialmente benéfica, economicamente viável e ambientalmente adequada". Nesse sentido, a arborização de pastagens ganha destaque como um sistema de produção que pressupõe o manejo adequado de seus elementos componentes. "Sua importância passa a ser ainda maior quando implementada em regiões pastoris com grande fragmentação e insulamento de remanescentes florestais naturais e, ou, com pastagens degradadas, pois pode promover a conectividade entre os remanescentes florestais naturais", afirma Vanderley Porfírio-da-Silva.

A arborização de pastagens também se torna importante em um momento que, além da demanda por produtos pecuários, a demanda por produtos florestais também é crescente, mas com um "novo" elemento: uma mudança de atitude que levará ao aumento do valor da conservação do meio ambiente e da natureza. "Existe pressão cada vez maior para que sejam respeitadas normas adequadas de gestão dos recursos naturais em todas as políticas e esforços para estimular o desenvolvimento econômico e diminuição da pobreza", completa o coordenador do encontro que acontecerá na Fiep, em Curitiba.

Os sistemas de iLPF que contemplam os componentes madeireiro e pecuário, além da produção de madeiras e de ser uma tecnologia para mitigar emissões de GEEs, atende a necessidade de bem-estar animal ao proporcionar proteção contra estresse térmico, promove a biodiversidade em sistemas produtivos e, incrementa o uso eficiente da terra com agregação de valor e renda para as áreas de pastagens.

O Simpósio está sendo organizado pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), e além das participações da Seab e Emater Paraná, tem  apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Senar Paraná, Iapar, Sistema Fiep, Universidade Federal do Paraná, Emater/RS, Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal (Apre), Capes e Iufro e apoio de mídia da Revista Referência e Painel Florestal.

As inscrições para o Simpósio podem ser feitas em www.siap2013.com.br

Fonte: SEAB


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail