O que você achou do nosso site?



25/10/2013
Solte um europeu no pasto


Essa proposta inusitada está fazendo a diferença na vida dos criadores de Nelore na região dos trópicos. A ideia é simples, mas de um impacto positivo contagiante. Entenda: a pecuária brasileira desenvolveu-se a partir da genética indiana, com inúmeras virtudes, mas, infelizmente, sem vocação genética para carne macia. Por outro lado, nem todo o gado britânico, produtor da cobiçada carne nobre, suporta as condições climáticas de sol forte e altas temperaturas. Ora, se a genética da carne macia vem das raças britânicas, como resolver essa equação? Sim, pois a cada ano o consumidor deixa mais explícito que prefere carne macia e suculenta à mesa.

A grande resposta vem sendo consolidada há anos pelo trabalho de melhoria genética realizada pela Fazenda Guarauna, no município de Palmeira-PR. A raça Caracu, britânica genuína, é totalmente adaptada ao clima e às dificuldades do território brasileiro. Mais do que isso, vem passando nos últimos 35 anos por uma seleção minuciosa de aprimoramento genético, com respaldo da Embrapa Gado de Corte, Embrapa Bagé, Instituto de Zootecnia de São Paulo e IAPAR-PR. O Novo Caracu é um gado moderno, selecionado para o mercado da carne e com o vigor e resistência requeridos a campo.

"A genética sempre teve e sempre terá papel fundamental na evolução de uma raça", define o criador Licio Isfer, referência reconhecida nacionalmente pelas conquistas que resultaram no Novo Caracu. Para esse visionário criador o objetivo sempre foi "produzir um animal que propiciasse a valorização pela qualidade da carne, no cruzamento com o gado indiano, que é a maior população bovina do nosso país." E é exatamente isso que vem acontecendo na prática: as melhores virtudes do Novo Caracu são incorporadas através da heterose, ou choque de sangue, no rebanho Nelore residente.

Ganho de peso, habilidade materna, melhor cobertura a campo, partos fáceis, maciez e suculência da carne, já são realidade na vida de muitos criadores, ainda surpresos com a inesperada guinada.

Um gado que une rusticidade a um enorme potencial de adaptabilidade.

"O maior desafio da pecuária moderna está em convencer criadores de que produzir carne de qualidade não é o mesmo que produzir boi. São coisas absolutamente distintas e estudos acadêmicos têm demonstrado isso", define Licio Isfer.

Basta romper com os antigos conceitos, e o Novo Caracu faz todo o resto.

Fonte: Agrolink


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail