O que você achou do nosso site?



31/10/2013
Campanha contra febre aftosa quer imunizar 9,5 milhões de animais


A segunda etapa da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa foi lançada em Umuarama, na região noroeste do Paraná, nesta terça-feira (29). Nesta etapa,  cerca de 9,5 milhões de animais – todos os bois e búfalo – deverão ser imunizados. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento a campanha ocorre entre sexta-feira (1º) e 30 de novembro, e os pecuaristas devem comprovar que vacinaram o rebanho.
O Paraná é considerado área livre de Febre Aftosa com Vacinação e é um dos 14 estados brasileiros que podem exportar carne, segundo a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. A primeira etapa da campanha foi finalizada em maio, de 2013, quando bovinos e búfalos de até 24 meses foram vacinados.

A expectativa do governo estadual é que cada dose da vacina seja comercializada por R$ 1,40. A vacinação é de responsabilidade dos pecuaristas e, após aplicarem a vacina nos animais, os donos devem comprovar a imunização do gado contra a doença. O procedimento deve ser comunicado em uma unidade local de sanidade agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) ou, então, o registro deve ser feito no site da Adapar. “ É preciso vacinar e comprovar a vacinação, esses dois lados são importantes, para que a gente tenha o controle epidemiológico da situação”, explica o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
Conforme a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o produtor que não vacinar o rebanho será multado em R$ 107 por cabeça de gado ou búfalo.
Livre de aftosa
Segundo o governo estadual, o objetivo das campanhas de vacinação contra a febre aftosa é erradicar a doença dos pastos paranaenses. A meta é que em três ou quatro anos o Paraná receba a certificação de área livre da aftosa sem vacinação.

FONTE: G1


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail