O que você achou do nosso site?



27/01/2014
Confirmados os primeiros casos do ano de raiva bovina no Rio Grande do Sul


Pelo menos 82 animais morreram no Estado por causa da doença, transmitida pelo morcego hematófago.

O Rio Grande do Sul registrou os primeiros casos do ano de raiva bovina. Pelo menos 82 animais morreram por causa da doença, transmitida pelo morcego hematófago, em oito propriedades do interior do Estado, localizadas em Venâncio Aires e Vale Verde.

O número de casos deve crescer, já que os sintomas levam pelo menos 60 dias para se manifestar. Segundo a Secretaria de Agricultura do Estado, a situação está sob controle e os produtores devem localizar preventivamente os refúgios dos morcegos e comunicar às inspetorias veterinárias.

A maioria dos focos está em Vale Verde, onde os criadores não associaram os sintomas à raiva e só comunicaram os casos depois que 80 animais começaram a morrer, há um mês. Neste momento, a principal preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é manter a população bem informada e evitar qualquer tipo de pânico.

Saiba mais sobre a doença

A raiva bovina é uma zoonose transmitida através da mordida dos morcegos hematófagos. O vírus encontra-se na saliva do animal e, após a transmissão, desloca-se para o sistema nervoso. O curso da doença leva em média 10 dias. Os animais afetados apresentam sintomas como mugido rouco, andar cambaleante, paralisia dos membros posteriores e presença de espuma na saliva. A morte do animal contaminado ocorre por encefalite.

Fonte: Boi Pesado, editada pela Equipe LAPBOV.


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail