O que você achou do nosso site?



05/06/2014
Rally da Pecuária: 19 mi de hectares de pasto precisam de reforma


O coordenador técnico geral do Rally da Pecuária e sócio da Agroconsult, Maurício Palma Nogueira, afirmou nesta quarta-feira (4/6) que, da amostra de 940 mil hectares de pastos feita durante a edição deste ano da expedição, 9,4% estava semidegradada e 2,4% degradada. "Se formos fazer um exercício de extrapolar esses dados para Brasil, vamos chegar a um número de que 19 milhões de hectares de pastos precisam de intervenção nos próximos dois anos, sendo que cinco milhões de hectares já em estado totalmente degradado. São de R$ 10 bilhões a 15 bilhões para reformar o pasto que já estragou", disse Nogueira.

Nogueira informou ainda que 18,5% da área de pastos já está utilizando atividade do Plano ABC do governo federal. Segundo ele, a maior parte com uso da agricultura, seguida da recuperação com o próprio pasto, plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta e outros, como correção e fertilização.

"Também perguntamos aos pecuaristas quem gostaria de usar mais as atividades do plano e a resposta foi que mais 45 mil hectares serão destinados para a integração e cerca de 15 mil hectares serão arrendados para a mesma atividade", declarou Nogueira, em coletiva de imprensa.

Realizado pela Agroconsult, o Rally da Pecuária 2014 teve cinco equipes que visitaram propriedades em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins, mapeando e fotografando pastagens, para obter informações como homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas.

Foram 165 municípios percorridos em um total de 55 mil quilômetros, com a realização de 12 eventos sobre o mercado de boi gordo, com a presença de 1.165 produtores, e três encontros com pecuaristas. Foram aplicados 415 questionários e 76 entrevistas completas, além de 86 visitas em propriedades e 325 pastos amostrados aleatoriamente.

Confinamento
O volume de animais de confinamento no Brasil em 2014 deve atingir 4,66 milhões de cabeças, total que representa uma alta de 6,4% ante os 4,38 milhões de animais confinados em 2013, segundo levantamento da Agroconsult. A consultoria revisou suas estimativas após divulgação dos resultados do Rally da Pecuária 2014. Antes da expedição, a expectativa era de que o confinamento somasse 4,35 milhões de cabeça.

"Alteramos nossa projeção porque durante as visitas técnicas percebemos que ainda há dúvida por parte dos produtos sobre a decisão de confinar ou não", explicou Maurício Palma Nogueira, coordenador técnico geral do Rally e sócio da Agroconsult. Ainda segundo ele, muitos pecuaristas também optaram por não informar sua intenção de confinamento por temer que a divulgação de uma maior expectativa de animais confinados derrube os preços da arroba do boi gordo.

"O desafio do mercado é aumentar a demanda interna porque o consumidor não está aceitando preços tão altos" (Maurício Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária)
Nogueira também destacou a adoção do confinamento pelo pecuarista como decisão estratégica para aumentar a sua produtividade. Na amostra observada no Rally, as unidades que praticam o confinamento mostraram uma produtividade, em média, 40% superior.

Com a maior projeção de confinamento para o ano, a Agroconsult também revisou de 2,8% para 4,1% a sua estimativa para o crescimento da produção de carne bovina no ano. De acordo com a consultoria, em 2014 a produção deve chegar a 10,65 milhões de toneladas equivalente carcaça.

Para Nogueira, apesar do aumento da oferta, as demandas interna e, especialmente, externa devem ser capazes de absorver essa alta. Ele lembra que o elevado preço da carne bovina no mercado doméstico, hoje cerca de 24% superior ao verificado em 2013, limita uma maior expansão do consumo. "O desafio do mercado é aumentar a demanda interna, justamente porque o consumidor não está aceitando preços tão altos."

Em contrapartida, Nogueira espera que as exportações de carne brasileira em 2014 superem em cerca de 14% as vendas externas do ano passado. Realizada pela Agroconsult, a expedição teve cinco equipes que visitaram propriedades em Estados do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Sul para obter informações das pastagens, presença de erosão e de plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas. Foram 165 municípios percorridos em um total de 55 mil quilômetros.

O Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, participou da Equipe 1, que percorreu municípios de Mato Grosso do Sul, Paraná e interior de São Paulo, entre os dias 24 e 30 de abril.

Fonte: Globo Rural


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail