O que você achou do nosso site?



30/07/2014
Queda brusca de temperatura pode ter causado a morte de 370 bovinos em Mato Grosso do Sul


Acostumados com temperaturas acima de 30ºC, animais não resistiram à queda nos termômetros
Um levantamento preliminar da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) aponta que ao menos 370 bovinos morreram em Mato Grosso do Sul, principalmente na região do Pantanal, devido ao frio da última semana. Os dados levam em conta apenas a região de Coxim e relatos de pecuaristas e do sindicato rural do município apontam que o número de mortes pode chegar a mil devido à queda brusca de temperatura.

Acostumados com temperaturas acima de 30ºC, os animais não resistiram ao frio que começou na madrugada de sexta, dia 25, quando a mínima registrada foi de 13,4ºC, segundo o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec). De acordo com meteorologistas, quatro dias antes da onda de frio, Coxim chegou a registrar temperatura máxima de 34ºC e, no dia das mortes, a temperatura máxima não superou 15ºC.

– A queda brusca foi atípica em Coxim. Nas fazendas, as sensações térmicas são ainda menores que a registrada na cidade – salientou a meteorologista do Cemtec, Cátia Braga.
 
Segundo o veterinário da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Horácio Tinoco, apesar de as temperaturas mínimas registradas não serem muito baixas, a queda brusca desestabiliza a saúde do animal.

– O conjunto formado por alta umidade, frio, chuvas e ventos podem mudar o parâmetro fisiológico do gado, batimentos cardíacos e pressão arterial. Se essas ocorrências estiverem ligadas a alguma restrição alimentar, podem prejudicar a produção de energia do animal e causar morte – explicou.

A presidente do sindicato municipal, Terezinha Cândido Silva, descarta a possibilidade das mortes terem sido causadas por outras doenças.

– Constatamos que as propriedades que registraram morte do gado possuem um rigoroso controle sanitário, com todas as vacinas em dia – destacou.

A orientação do Sindicato Rural de Coxim é para que os veterinários particulares de cada propriedade façam o registro de mortes de gado e encaminhe para a Iagro, para que saldo de perda de reses seja atualizado.

Fonte: Agrolink


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail