O que você achou do nosso site?



05/09/2014
Missão brasileira no Irã e Egito


Visando estreitar as relações com importadores estrangeiros de carne bovina brasileira do Irã – 6º maior destino do produto nacional em 2014, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) promoveu um churrasco na residência oficial do embaixador do Brasil naquele País. O evento contou com apoio da embaixada brasileira no Irã, da Apex-Brasil e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e reuniu importantes players do setor, além de importadores de carne bovina e autoridades locais.

Depois do Irã, a ABIEC, representada pelo seu presidente, Antônio Jorge Camardelli, seguiu para o Egito, onde participou de reuniões com importantes autoridades do País.

As iniciativas no Irã e no Egito integraram uma missão do MAPA, com apoio de empresas exportadoras e entidades setoriais, entre elas a ABIEC. Um dos objetivos foi negociar o fim do embargo às importações de carne bovina do Mato Grosso. Os dois países suspenderam as compras após a identificação este ano do agente causador da encefalopatia espongiforme bovina – o mal da vaca louca – num animal do rebanho do Estado. A finalidade foi mostrar aos governos dos dois países que “o status sanitário do Brasil é compatível com os melhores do mundo” e que a maioria dos mercados que suspenderam as importações após o anúncio do caso já voltaram a comprar. “A missão brasileira no Irã e no Egito obteve pleno sucesso, já que os dois países retiraram os embargos à carne brasileira do Mato Grosso, resultado dos esforços feitos pela ABIEC, pelas Embaixadas Brasileiras nos países e pelo Ministério da Agricultura, em especial Ministro Neri Geller, empenhado na defesa dos interesses do setor e do país”, comemora Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

O Egito e o Irã são dois importantes importadores de carne bovina brasileira, ocupando a 5ª e a 6ª posições, respectivamente, no acumulado do ano, apesar do embargo ao Mato Grosso. De janeiro a julho de 2014 foram exportadas 82,3 mil toneladas de carne para o Egito (20% a mais que 2013), representando um faturamento de US$ 284,2 milhões (aumento de 24%). Para o Irã foram exportadas 53,2 mil toneladas, com um expressivo aumento de 149% em relação ao mesmo período do ano passado, e um faturamento de US$ 240,4 milhões, um crescimento de 147% ante 2013.

Fonte: BeefWorld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail