O que você achou do nosso site?



08/09/2014
Entidades firmam acordo de cooperação para valorização da raça bovina Angus


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Associação Brasileira de Angus (ABA) assinaram, nesta quinta-feira (4/9), acordo de cooperação com o objetivo de agregar valor aos animais e à carne da raça bovina Angus, bastante tradicional no sul do país.

A assinatura, ocorrida na 37ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer 2014), em Esteio (RS), atende a uma determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a formalização de protocolos que buscam assegurar a origem dos produtos provenientes das raças de gados criados no país, incluindo os cruzamentos com outras espécies bovinas. Estes protocolos devem ser formalizados mediante adesão e interesse dos criadores em obter o selo de qualidade.

A proposta do protocolo é garantir que a carne possua um grau sanguíneo mínimo de determinada raça. Desta forma, CNA, Farsul e ABA trabalharão para a formalização deste protocolo, permitindo que a carne oriunda da espécie Angus tenha um selo da ABA com essa informação, visando dar ainda mais credibilidade e agregar valor ao produto, garantindo mais rentabilidade aos pecuaristas.

O protocolo prevê, ainda, que o MAPA faça auditorias para ratificar a qualidade do produto para exportação para mercados interessados em adquirir a carne brasileira com o selo da ABA, conforme determina a Instrução Normativa (IN) 6/2014, do próprio órgão. A IN regulamenta os procedimentos para homologação dos protocolos de sistemas de rastreabilidade da adesão voluntária da cadeia produtiva de bovinos e búfalos para certificar a carne brasileira.

O evento de assinatura do acordo de cooperação teve a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller. Assinaram a parceria o presidente da CNA, João Martins, o vice-presidente da entidade, Eduardo Riedel, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, e o diretor-presidente da ABA, Paulo de Castro Marques.

Fonte: Portal do Agronegócio


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail