O que você achou do nosso site?



30/09/2014
Confira as propostas para o agronegócio dos candidatos ao governo do Paraná


O RuralBR traz nesta semana as propostas para o agronegócio dos candidatos aos governo dos principais Estados brasileiros. Serão apresentadas as ideias dos três primeiros colocados nas pesquisas eleitorais. Para conferir a lista completa dos concorrentes, clique aqui.

No Paraná, Beto Richa é o candidato do PSDB na disputa da reeleição. Promete dar continuidade ao programa Paraná Competitivo, incentivando as cadeias da proteína animal. Pretende modernizar as centrais de abastecimento (Ceasas) e investir em logística, tirando do papel a construção da ferrovia Maracaju-Paranguá-Pontal.

Roberto Requião é candidato do PMDB. Em seu plano de governo pretende implantar o programa Trator Solidário, com objetivo de viabilizar a mecanização, e o programa irrigação noturna. Também apoiará os investimentos em armazenagem, especialmente a pequenos e médios agricultores.

A senadora Gleisi Hoffmann é candidata pelo PT. Para o agronegócio, ela pretende implantar o programa “Boas Vendas” para facilitar a comercialização da produção da agricultura familiar. Pretende também retomar o programa de conservação e recuperação de solo e água em microbacias hidrográficas, além além de incentivar e apoiar a produção de alimentos orgânicos.

Confira as propostas completas:

Beto Richa (PSDB)

- Incentivo à agroindustrialização e agregação de valor da produção do campo. O agronegócio é hoje o setor mais beneficiado com o programa Paraná Competitivo, de apoio à industrialização do estado.

- Capacitação e orientação técnica dos produtores rurais, enfatizando gestão, tecnologias e sanidade. Na indústria, o desenvolvimento de produtos e melhoria dos processos. Ampliação do programa Fábrica do Agricultor, com apoio direto às pequenas cooperativas e implantação do SISBI (Serviço Brasileiro de Inspeção Sanitária).

- Modernização e readequação das Centrais de Abastecimento (CEASAs) de Curitiba, Maringá e Londrina. Os projetos e estudos já começaram e serão desenvolvidos nos próximos quatro anos.

- Aumentar a irrigação das lavouras paranaenses.

- Pelo Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Pro-Rural apoiará 50 projetos produtivos, beneficiando agricultores familiares, por meio de edital.

- Implantação de ações de adequação ambiental e de 87 sistemas coletivos de abastecimento de água.

- Melhorias em rodovias e ferrovias para escoamento da produção.

- Ampliar o programa Patrulha do Campo, apoiando os municípios na aquisição de máquinas e caminhões para patrulhas rodoviárias dos municípios, e melhoria e conservação de estradas rurais.

- Continuidade das parcerias com os setores sucroalcooleiro e madeireiro para a readequação e manutenção de estradas rurais que ajudem a escoar as produções.

-  Projeto de construção do ramal ferroviário Maracaju-Paranguá-Pontal do Paraná.

- Fortalecimento da defesa sanitária do Estado.

- Ampliação do quadro técnico da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), fortalecimento dos conselhos municipais de sanidade agropecuária, incremento da campanha permanente Plante Seu Futuro (Boas Práticas no Campo) para prevenir, controlar e erradicar pragas e doenças que acometem a produção agrícola, visando, especialmente, a redução do uso de agroquímicos.

- Articulação do governo com os produtores e agroindústrias para o reconhecimento internacional (OIE) de área livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica.

- Programas de assistência técnica, e capacitação e formação de mão de obra rural.
- Implantação de 20 restaurantes populares nas regiões de maior concentração de trabalhadores no Estado.

- Concurso público para contratação de 400 profissionais Assistência Técnica e
Extensão Rural.

- Concurso público para contratação de 200 profissionais para a Sanidade Agropecuária.

- Projeto de modernização das CEASA de Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba, com investimentos estimados em R$ 600 milhões (recursos privados e públicos).

Gleisi Hoffmann (PT)

- Na agricultura, seja familiar, seja empresarial, desenvolver mecanismos que possibilitem o aumento e a diversificação da produção, com pesquisa aplicada, apoio técnico, incentivo ao cooperativismo, preservação ambiental, vigilância sanitária, regularização fundiária e infraestrutura.

- Mais Produção: Oferecer serviço integrado e organizado de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, priorizando cadeias produtivas de grande impacto na agricultura familiar, acelerando incorporação tecnológica e agregando valor à produção, através da articulação da Emater, Iapar, Tecpar, instituições de Ensino Superior, Embrapa, Anater e Cooperativas.

- Boas Vendas: Implantar programa de comercialização da produção da agricultura familiar, aprimorando o sistema estadual de inspeção sanitária para possibilitar que as cooperativas de comercialização da agricultura familiar atuem em todo o território estadual.

- Estradas da Produção: Apoiar os municípios na adequação, cascalhamento, construção e melhorias de pontes em suas estradas vicinais, facilitando o acesso às propriedades rurais e o escoamento da produção.

- Pronatec Campo e internet na zona rural: Ampliar o uso da internet como instrumento de inclusão social/digital, operacionalidade técnica, capacitação de agricultores, intercâmbio e compartilhamento de técnicas.

- Implementar políticas de formação profissional e cidadã apoiando as Casas Familiares Rurais/Casas Familiares do Mar e outras iniciativas que adotem a pedagogia da alternância, bem como recuperação dos Colégios Agrícolas e Escolas Técnicas Rurais.

- Conservação de solo e água: Retomar, como política de Estado, o programa de conservação e recuperação de solos e águas em microbacias hidrográficas e o plantio direto, considerando, inclusive, as diretrizes do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e recuperação dos ambientes degradados, através da integração lavoura/pecuária/florestas.

- Cooperativismo: Promover o cooperativismo através do apoio à agricultura familiar bem como à geração e difusão de conhecimento do uso racional do solo e água contemplando atividades educacionais, atualização profissional, desenvolvimento de cooperativas, estudos e pesquisas aplicadas.

- Regularização fundiária: Proceder à regularização fundiária das propriedades rurais do estado como instrumento governamental por excelência para definir e consolidar a ocupação de terras públicas devolutas e de terras particulares por agricultores familiares que não têm títulos ou estão em situação dominial e de posse precária.

- Produção de alimentos orgânicos: Incentivar e apoiar a produção de alimentos orgânicos articulando atuação das Instituições de Assistência Técnica e pesquisa e das universidades, priorizando o agricultor familiar, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e implantar a Certificação de Propriedades Rurais Susten- táveis. Articular os programas estaduais de agroecologia com os programas nacionais como o Brasil Agroecológico e outros.

- Plano de apoio à sucessão juvenil na agricultura familiar. Implementar ações de infraestrutura, saúde, educação, comunicação e lazer, dinamização das economias locais, contribuindo com a autoestima e garantindo direitos.

- Verticalização da produção com a agregação de valor: Promover a agroindustrialização, melhorando a competitividade a partir do fortalecimento de Câmaras Setoriais, estimulando parcerias, alianças e redes de comercialização.

- Leite Paraná: Instituir programa para melhorar os componentes de produção e comercialização do leite em propriedades rurais e ampliar o projeto de centros regionais de excelência do leite, vinculados às instituições públicas de ensino e pesquisa, com o objetivo de melhorar a quantidade e a qualidade da produção leiteira, através da transferência de tecnologia aos produtores.

- Pesca Paraná: Implantar uma rede estadual de apoio ao desenvolvimento da aquicultura para o repovoamento de lagos e rios e produção e comercialização de produtos processados que serão destinados prioritariamente à alimentação escolar.

- Inovação e defesa sanitária: Apoiar a inovação em produtos e processos para a melhoria de qualidade, superação de barreiras sanitárias e aumentar o acesso aos mercados globais.

- Planejamento integrado das propriedades rurais: Instituir no âmbito das Secretarias de Estado, Emater e IAP, o planejamento integrado das propriedades objetivando o uso racional dos recursos naturais e a diversificação da produção, identificando e eliminando conflitos de uso do solo.

- Redução do uso de agrotóxicos e sanidade animal: Ampliar as ações da Agência Agropecuária do Paraná (Adapar) não somente como uma empresa fiscalizadora, mas também para desenvolver em conjunto ações de orientação quanto à redução do uso de agrotóxicos e manejo integrado de pragas.

- Projeto Desafio: Focar regiões de baixo desenvolvimento, como “Projeto Desafio” em municípios com IDH mais baixos do estado, com objetivo de elevar índices para mais próximos da média estadual. Atuar com projetos/programas integrados com iniciativas na saúde, educação, segurança e renda.

- Agricultura e pecuária de precisão: Ampliar a instalação de Unidades Demonstrativas Regionais de Alta Tecnologia em parceria com institutos de pesquisas e universidades para a implantação de culturas que exigem, para seu aumento de produtividade, a incorporação de tecnologias agrícolas de precisão.

- Produção florestal: incentivar a produção florestal madeireira nas regiões do APL do Gesso/Cal e Calcário (17 municípios), como fonte energética (queima de biomassa renovável) ou como opção para recomposição de solos e paisagismo degradados. Incentivar também essa produção nas propriedades de pecuária de corte e de leite que tenham áreas sem aproveitamento, acompanhadas de orientações técnicas, como forma de diversificação da produção e de compensação aos efeitos da emissão de metano.

- Reorganização da Seab: reorganizar todo o Sistema Seab e fortalecer os Institutos de Pesquisa e Inovação Tecnológica e de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Centro de Referência em Agroecologia do Paraná (CPRA).

- Valorização dos funcionários: Estimular a formação continuada e garantir concurso público periódico e substituição automática das aposentadorias e exonerações.

Roberto Requião (PMDB)

- Programa Trator Solidário: a mecanização é uma das chaves para a viabilização da pequena propriedade. O programa obteve um grande sucesso com 6.500 máquinas e será retomado e expandido.

- Programa Irrigação Noturna: nas propriedades em que foi implantado, esse programa operou verdadeiros milagres, aumentando de forma significativa a produção e a produtividade. A irrigação é a principal orientação das Nações Unidas para o aumento das colheitas de alimentos.

- Programa Fundo de Aval: esse programa permitiu que os pequenos proprietários, agricultores familiares, parceiros, meeiros também tivessem acesso ao crédito. A garantia bancária quem dava era o governo estadual. Da mesma forma, o Fundo de Aval será resgatado e ampliado.

- Programas de Apoio à Produção: toda a estrutura de extensão rural será revigorada e prestigiada, pois ela é essencial para o bom desempenho de nossa agropecuária.

- Os programas de distribuição de sementes, de compras diretas, de readequação das estradas rurais, de práticas de cultivo sustentável, de eletrificação, de saneamento e de moradias serão novamente fortalecidos e intensificados.

- Criar políticas de maior incentivo para a agricultura orgânica e agroecológica, aumentando os investimentos em pesquisas e consequentemente a sua produtividade e rentabilidade.

- Resgate da assistência técnica oficial e do controle dos insumos utilizados e da produção agrícola, através de análises laboratoriais.

- Apoiar investimentos para a ampliação da capacidade de armazenagem por meio da construção e ampliação de armazéns, bem como da construção de secadores, principalmente para pequenos e médios agricultores.

- Incentivar e orientar os agricultores na diversificação da produção rural, com a adoção de tecnologias de produção sustentável, propiciando novas fontes de renda.

Fonte: RuralBR


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail