O que você achou do nosso site?



06/10/2014
Pequeno terá acesso a gado de alta qualidade


No intuito de expandir o acesso a bovinos de alta qualidade ao pequeno produtor, o programa federal Pró-Genética, inicialmente implantado em Minas Gerais, será estendido para mais 13 estados e o Distrito Federal. Por R$ 6 mil, o criador pode adquirir um boi com vida útil de cinco anos que pode ter, em média, 125 bezerros no período.

Com a parceria entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Desenvolvimento Agrário, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e outros, a ideia é atingir o criador através de federações e sindicatos regionais.

"O País está entre os maiores produtores mundiais de carne e de leite, segundo dados do IBGE de 2012. Mesmo assim, ainda há uma baixa produtividade de leite por vaca/ano, que corresponde apenas a 1.382 litros" diz o Mapa em nota.

São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pará, Paraíba, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Paraná são os estados que passam a fazer parte do projeto neste ano, visto que o Pró-Genética foi criado há oito anos, em 2006.

Como funciona

O técnico da ABCZ responsável pelo programa, Lauro Fraga, explica que, no caso do zebu por exemplo, o preço do touro de alta qualidade comprado com dois e três equivale ao de seis bezerros, 50 arrobas ou R$ 6 mil, porém, sua vida útil de cinco anos e é possível a geração de 25 filhotes por ano. Ao longo deste período, a rentabilidade do produtor fica em torno de 120 a 125 bezerros.

"Este bovino vai para o abate quando chega entre oito e nove anos, e ainda tem peso suficiente para ser vendido por 30 arrobas. Sendo assim, o investimento inicial tem retorno garantido ao criador. Através do Pró-Genética, o pequeno produtor pode ter acesso ao touro de qualidade e pode se informar sobre questões sanitárias e manejo correto para que o animal possa produzir mais", diz Fraga.

Segundo o especialista, todas as contas realizadas pela associação comprovam que há viabilidade financeira para que o pequeno produtor tenha acesso a este tipo de gado.

Fonte: BeefWorld adaptado pela equipe CIA/UFPR


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail