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29/10/2014
Campanha “segunda-feira sem carne” não reduziu de fato o consumo de carne


A campanha Meatless Monday (segunda-feira sem carne) é um movimento global que começou em 2003, estimulando os consumidores a não consumir carnes vermelhas às segundas-feiras para melhorar sua saúde e salvar o meio-ambiente. De acordo com o site da campanha, a “segunda-feira sem carne” está ativa agora em 36 países e afirma que está crescendo em popularidade. Os consumidores, entretanto, podem estar respondendo diferente do que se imaginava, pelo menos, nos Estados Unidos.

De acordo com a Pesquisa sobre demanda de alimentos mais recente feita pela Universidade do Estado de Oklahoma, quando foram questionados sobre a campanha “segunda-feira sem carne”, mais da metade dos consumidores (51,6%) nunca tinham ouvido falar do movimento. Mais de 80% disseram que nunca tinham participado da “segunda-feira sem carne”.

Outros 8,4% dos participantes da pesquisa disseram que participavam regularmente do movimento, mas de todos os consumidores pesquisados, 4,7% disseram que eram vegetarianos ou veganos. Dessa forma, somente 3,7% da população de come carne participaram da “segunda-feira sem carne” nesse período.

Embora a maioria das pessoas esteja consumindo carne nas segundas-feiras e o consumo de carne hoje seja maior do que há 50 anos, o consumo declinou na última década. Em 1965, o consumo per capita de carnes vermelhas e de aves nos Estados Unidos era de 79,47 quilos. Esse consumo alcançou o pico em 2004, de 100,52 quilos per capita, e caiu um pouco, com estimativas para esse ano em torno de 90,72 quilos por pessoa.

O consumo de carnes vermelhas, em particular, caiu nas últimas décadas. Cada pessoa consumia 25,58 quilos de carne bovina em 2013, comparado com 33,84 quilos em 1965. Ao mesmo tempo, o consumo de carne de aves por pessoa mais que dobrou nos últimos 50 anos.

Essa pesquisa é feita mensalmente online com um tamanho de amostra de pelo menos 1.000 indivíduos, ponderados para ficar compatível com a população dos Estados Unidos em termos de idade, sexo, educação e região da residência. Essa avaliação mostra um cenário das tendências dos consumidores com relação às compras de alimentos, incluindo sua disposição em pagar por certos produtos.

Embora as pessoas estejam consumindo menos carnes vermelhas hoje, estão dispostas a pagar mais por isso. Comparado com outubro passado, a pesquisa descobriu que as pessoas estavam dispostas a gastar mais com carnes vermelhas, especialmente carne bovina nesse ano. Mais especificamente, estavam dispostas a pagar US$ 15,54 por quilo para bifes (4,6% a mais que em outubro de 2013) e US$ 9,37 para hambúrgueres (8,4% a mais).

Fonte: BeefPoint


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