O que você achou do nosso site?



03/11/2014
Procura por boi desossado é inferior à venda de carcaça


A Scot Consultoria apontou que, essa semana, novamente os frigoríficos que vendem carne com osso apuraram margem superior a das unidades que desossam. Esse comportamento, que ficou "mais comum" em 2014, dificilmente ocorre. Existem anos em que não há registro dessa inversão.

Os estoques das indústrias estão enxutos em função da falta de matéria-prima. Mesmo com as margens apertadas, os compradores seguem pagando mais pela arroba para conseguir garantir o abastecimento e a operação das unidades.

A diferença entre o Equivalente Scot Desossa e o preço pago pela arroba está em 14,3%, uma redução de dez pontos percentuais em doze meses. A margem do Equivalente Scot Carcaça está em 15%. Isso indica que as vendas para açougues e pequenos varejistas, que geralmente compram a carcaça, ocorre com maior facilidade. Além disso, em momentos de falta e encarecimento da arroba, existem indústrias que compram esse produto de outras unidades para realizar a desossa, aumentando a demanda.

Todo esse cenário de estreitamento de margens ocorre mesmo com os preços atuais dos cortes sendo 19,5% maiores, em média, que há um ano. Não há alternativa para a indústria, a oferta de matéria prima é menor que a demanda e, com isso, a arroba segue a escalada de preços. Do lado do consumo, o repasse está sendo feito à medida que o mercado permite. Assim, as margens encurtam.

Margens menores

Houve queda nos preços e a semana não favoreceu as vendas. Uma das razões indicadas é a descapitalização da população. Com a redução de 0,2%, em média, nas cotações em São Paulo, o sobrepreço médio do varejo, frente ao atacado, está em 53,9%, um dos menores da série de acompanhamento.

O ajuste foi pequeno. A redução nos estoques chega aos varejistas e isso faz com que haja pequena queda nos preços, mesmo no final de mês. No Paraná, a desvalorização foi de 0,5%, estabilidade em Minas Gerais e ligeira alta de 0,5% no Rio de Janeiro, acompanhando a valorização imposta pelas indústrias.

As perspectivas ficam por conta do esperado pagamento de décimo terceiro salário e contratações temporárias.

Fonte: RuralBR


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail