O que você achou do nosso site?



11/11/2014
Alta do preço da carne intensifica busca por opções diferentes


A seca registrada em boa parte do país aliada à alta no movimento de exportações de corte têm provocado nos últimos meses o aumento no preço da carne bovina na venda direta ao consumidor.

Com isso, o bife vai perdendo espaço para carnes paliativas, como peixe e principalmente o frango. Ovos e embutidos também ganham espaço nas prateleiras e consecutivamente nas mesas dos brasileiros.

A dica é aproveitar a alta para experimentar outras opções na mesa. O chef de cozinha, empresário e apresentador de TV Leonardo Carvalho reconhece que o mercado passa por uma oscilação. “Como toda boa receita, temos de ir por partes e analisar o mercado como um todo para saber o que vamos colocar na nossa mesa. No nosso caso, de um restaurante, compramos no atacado e a variação acaba sendo pequena. Já no varejo, pra quem está em casa e precisa comprar para fazer as receitas do dia a dia, sofre um pouco mais com esse aumento de preço”, avalia.

Leo explica ainda que, no caso das empresas, a compra por atacado permite que seja criado um ‘lastro’, blindando os preços desse tipo de variação. “Temos o costume de comprar sempre a mesma coisa. Aí é que entra a graça da culinária. Você pode comprar outros tipos de carnes. Até os cortes de segunda podem ser mais saborosos que os de primeira, e são mais baratos. Também tem que variar com as crianças, alterar a carne por legumes.

Até os cogmelos são boas opções, já que têm a mesma sensação de textura da carne. Se deixar, as crianças querem bife com batatas fritas todo o dia.”, recomenda Léo. O chef aponta também as opções com peixes e principalmente, frango e ovos para driblar a alta. “A carne tá cara? Muda, escolhe um peixe, um frango, quem sabe, frutos do mar.

Não faltam receitas para incrementar todas as opções. Criatividade na cozinha é o ingrediente mais importante para quem quer um cardápio que equilibre a saúde do bolso e das finanças”, indica. Leonardo recomenda uma visita ao site do seu programa, Chef em Casa, para ter acesso a algumas receitas que podem ser o diferencial.

Fonte: BeefWorld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail